Calendario IPVA 2024

'São Jorge vai abençoar os devotos em suas casas', diz pároco da Igreja Matriz de Quintino, no Rio

Por Redação em 23/04/2020 às 00:49:28

Programação inclui alvorada com toque de clarine, de sino e queima de fogos e missas virtuais. Escolas de samba fazem da solidariedade a homenagem ao padroeiro. Dia de São Jorge com igreja lotada, em Quintino, em 2019

Nathália Castro / TV Globo

A pandemia de coronavírus provoca uma grande mudança nas homenagens a São Jorge, nesta quinta-feira (23), nas igrejas do Rio. Neste feriado, ao invés de paróquias lotadas, as portas estarão fechadas e as missas serão virtuais.

A Igreja Matriz de Quintino, na Zona Norte, que recebe todos os anos centenas de fiéis, dessa vez ficará vazia, no entanto, segundo o pároco Dirceu Rigo, haverá uma bênção virtual especial pela saúde dos devotos.

"Este ano, São Jorge vai abençoar os devotos em suas casas. Façam de suas casas a Igreja de São Jorge. Essa doença é muito perigosa, não saiam de casa, vamos demonstrar toda a devoção sem sair às ruas. O presente mais valioso que Deus nos deu foi a vida. Então, vamos valorizar esse presente. Quem ama cuida e São Jorge vai cuidar de todos, em seus lares", disse o padre.

Por causa das medidas de distanciamento social, além da igreja fechada, as ruas do entorno - onde são montadas barraquinhas de imagens e lembranças de São Jorge - ficarão vazias.

A programação tradicional será mantida: alvorada às 5h, com toque de clarinete e do sino e uma pequena queima de fogos. Dentro da igreja, somente o padre e os auxiliares que vão ajudar a celebrar as missas das 5h, das 10h, das 15h e das 18h, que serão transmitidas pelas redes sociais.

"Vamos dar uma bênção especial pela saúde das pessoas. Esse é um momento de muita preocupação, mas vai passar. Dependendo da evolução da pandemia, queremos fazer a festa de São Jorge em agosto ou setembro. Se for em setembro, pode acontecer até uma comunhão entre São Jorge e São Cosme e São Damião", comentou o padre.

Festa da solidariedade

As escolas de samba que têm São Jorge como padroeiro decidiram trocar as feijoadas e rodas de samba por atos de solidariedade.

A Acadêmicos do Salgueiro vai fazer quentinhas de feijoada para distribuir no Morro do Salgueiro, na Tijuca, na Zona Norte. Outra escola tijucana, a Império da Tijuca, está recolheu doações para preparar uma feijoada que será entregue a moradores de rua.

Sem poder realizar a tradicional festa em homenagem a São Jorge, a Unidos do Porto Pedra vai distribuir em sua quadra quentinha de feijoada para os moradores da sua comunidade, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Por causa da pandemia, muitas famílias estão sem condições para comprar gás e fazer comida em casa e estão vivendo da doação de quentinhas.

A Beija-Flor de Nilópolis vai transmitir a alvorada de São Jorge pelas redes sociais da escola.

A Unidos de Padre Miguel cancelou a feijoada programada para o dia 23. Os portões da quadra ficarão fechados. A escola vai transmitir por seu Facebook, às 11h, a missa de São Jorge.

Beija-Flor de Nilópolis vai transmitir por suas redes sociais, a partir das 5h, a alvorada em homenagem a São Jorge

Divulgação

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania