Calendario IPVA 2024

Produção de bananas é comprometida por causa da geada na região de Itajubá, MG

Por Redação em 27/07/2021 às 14:41:46
A estimativa é de que 70% das propriedades que produzem a fruta tenham sido prejudicadas. Geada pode ter comprometido cerca de 70% da produção de bananas em Itajubá

A produção de bananas foi comprometida em Itajubá (MG) por causa da geada que atingiu a região na semana passada. A estimativa é de que 70% das propriedades que produzem a fruta tenham sido prejudicadas.

Segundo a prefeitura, há relatos de produtores que perderam toda a produção. Segundo a Emater, são 309 hectares de área plantada na cidade.

"Já tinham mais de 20 anos que não acontecia algo assim aqui na cidade, agora nós vamos para as roças visitar os produtores para entender o que aconteceu, ver qual plantação foi mais afetada, entender os modelos que foram mais resilientes a essa geada, para poder ajudá-los de uma forma mais efetiva para ter uma programação de segurança para o ano que vem", disse Bruno Almeida, Secretário de Agricultura.

Segundo o secretário, em muitos casos, todos os ciclos da produção foram interrompidos.

"A geada causa um dano muito grande, principalmente no caso da banana, que é uma planta que leva muito tempo para se formar e desenvolver, na média de pelo menos 14 meses, para a pessoa ter uma colheita mensal, ela precisa ter bananas de vários estágios, que acabaram de nascer, outras com cinco, seis, sete meses, para ter colheita constante e a geada queimou tudo. Agora todos os sistemas voltaram para quase negativo quase, vai ter que cortar todas essas bananas, voltar ela pro chão, para que ela possa soltar broto novo e voltar a produzir em pelo menos 14 meses".

Produção de bananas é comprometida por causa da geada na região de Itajubá

Reprodução EPTV

Ainda conforme o secretário, o problema poderá afetar o preço da fruta já nas próximas semanas.

"Enquanto estiver as vendas em estoque não afeta tanto, mas acho que a partir da semana que vem já começa a diminuir essa disponibilidade do que já estava colhido e aí vai ter que vir banana de mais longe, de lugares que não foram afetados pela geada e o preço vai aumentar", disse.

Dos 80 produtores que trabalham com a produção de bananas em Itajubá, apenas um, que ensacou os cachos das bananas, não teve prejuízo.

"Isso protege a banana de várias formas. Uma é de abelhas, que tem algumas abelhas, por exemplo a arapuá que prejudica a folha da banana e diminui a produção, você estando com ela ensacada, você aumenta a produtividade da banana e ela também protege da geada. A planta acaba sendo afetada pela queimada das flores, mas a produção não é prejudicada", concluiu.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023