Calendario IPVA 2024

Tóquio 2021: quem são os 7 atletas olímpicos brasileiros mais seguidos no Instagram

Por Redação em 27/07/2021 às 14:41:49
Os Jogos mal começaram e, além de lugares no pódio, os brasileiros também conquistam fãs, num ranking que muda a cada medalha ou derrota. Os brasileiros não param de conquistar seguidores, num ranking que muda a cada medalha ou derrota

Getty Images via BBC

Mais de 300 atletas brasileiros estão do outro lado do mundo disputando medalhas na Olimpíada de Tóquio. Em tempos de crise econômica, pandemia e arquibancadas vazias, resta a quem ficou em casa acompanhá-los... pelo celular.

Os Jogos mal começaram e, além de lugares no pódio, os atletas brasileiros também conquistam seguidores, num ranking que muda a cada medalha ou derrota do país.

Quem não acompanhou a ascensão meteórica de Douglas Souza, jogador de vôlei que saltou de 260 mil seguidores no Instagram para mais de 2 milhões?

SAIBA MAIS: Douglas Souza, do vôlei, 'bomba' de um dia para outro nas redes com vídeos dos bastidores das Olimpíadas de Tóquio

O paulista de 25 anos se tornou uma das principais estrelas do esporte olímpico brasileiro com transmissões bem-humoradas dos bastidores da Olimpíada — desde as gírias e testes nas camas no alojamento de atletas até as performances dublando Pabllo Vittar nas madrugadas.

A nova sensação brasileira nas redes tem quase metade da idade de Douglas. A "fadinha do skate" Rayssa Leal, de 13 anos, roubou a cena nas finais da modalidade street, na segunda-feira (26/7), quando ganhou medalha de prata e se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter no mundo todo.

Rayssa virou a segunda atleta olímpica brasileira mais seguida no Instagram, depois do surfista Gabriel Medina, que se mantém no topo desde antes dos jogos de Tóquio.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, o time brasileiro nesta Olimpíada tem 162 homens (53,5%) e 140 mulheres (46,5%). Do total, 177 vão uma Olimpíada pela primeira vez, como Rayssa e Medina, enquanto 125 já são veteranos, caso de Douglas.

Entre os 302 brasileiros disputando medalhas, 186 vêm da região Sudeste, 47 do Sul, 44 do Nordeste, 14 do Centro-oeste e apenas 3 da região Norte. A modalidade com mais brasileiros é o Atletismo, com 52 atletas, seguido pelo futebol, com 36 (18 homens e 18 mulheres), Handebol (28, 14 em cada time) e Vôlei (24, 12 em cada seleção).

Mas quem é quem no ranking dos sete atletas olímpicos mais seguidos no Instagram?

Confira a seguir:

1. Gabriel Medina - Surfe

O bicampeão mundial tem 9 milhões de seguidores.

Ele já era um dos atletas brasileiros mais seguidos nas redes sociais antes da Olimpíada, graças aos seus títulos no esporte e a amigos famosos, como a cantora Anitta, além do casamento com a modelo Yasmin Brunet.

Uma das principais promessas de medalha para o Brasil, Medina ficou em quarto lugar na terça-feira (27/7), após perder a disputa pelo bronze para o australiano Owen Wright.

2. Rayssa Leal - Skate

A menina de Imperatriz, no Maranhão, apareceu pela primeira vez para o grande público em 2015, quando viralizou ao fazer manobras difíceis usando um vestido azul de fada.

Além de ser a mais jovem da equipe brasileira em Tóquio, agora é também medalha de prata no skate e a segunda atleta olímpica brasileira mais seguida no Instagram, com mais de 5,5 milhões de pessoas acompanhando as fotos e vídeos compartilhados diariamente.

Geração Rayssa: as meninas que se inspiram na fadinha do skate

3. Letícia Bufoni - Skate

O "bronze" entre os atletas olímpicos brasileiros mais seguidos no Instagram é de outra skatista: Letícia Bufoni, que até a publicação desta reportagem tinha 3,8 milhões de seguidores.

A paulistana de 28 anos — que coleciona feitos, como ser a maior medalhista da história do torneio X Games, com seis ouros — era uma das maiores esperanças de pódio, mas não se classificou para a final da prova de street.

4. Douglas Souza - Vôlei

"Milhões!" A gíria popularizada pelo jogador para descrever coisas boas também serve como ponteiro para a sua conta no Instagram.

Antes mesmo da estreia do Brasil nas quadras, Douglas viu seu número de seguidores disparar, saindo de pouco mais de 250 mil para quase 1 milhão.

Agora, já tem mais de 2,7 milhões de seguidores e segue conquistando mais fãs com alguns dos vídeos mais divertidos do time brasileiro nos jogos.

5. Marta Silva - Futebol

Com 2,5 milhões de seguidores, Marta não é conhecida como rainha do futebol à toa.

Ela é a única pessoa do planeta a ser premiada seis vezes como a melhor jogadora de futebol do mundo pela Federação Internacional de Futebol (Fifa): 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018.

Em 2019, ela se tornou a maior artilheira da Copa do Mundo, entre mulheres e homens, com 17 gols em 19 partidas de cinco Mundiais. Em Tóquio, ela pode se tornar a maior artilheira de todas as Olimpíadas.

Veja a íntegra do Globo Repórter sobre a rainha Marta e o futebol feminino

5. Ítalo Ferreira - Surfe

O brasileiro de 1,68m se tornou um dos gigantes brasileiros no Instagram, com 1,5 milhão de seguidores até a publicação desta reportagem.

Em 2019, ele ganhou fama internacional ao vencer o WSL, principal campeonato de surfe do mundo, derrotando Gabriel Medina.

A consagração definitiva veio nesta Olímpiada, quando Ítalo ganhou o primeiro ouro do surfe na história dos Jogos — e também o primeiro do Brasil nesta edição — ao vencer o japonês Kanoa Igarashi.

6. Bruninho - Vôlei

Até a disparada de Douglas, Bruninho era o grande nome do vôlei brasileiro nas redes sociais.

Filho do ex-técnico Bernardinho e da ex-jogadora Vera Mossa, o levantador e capitão da seleção está em sua quarta Olimpíada e subiu ao pódio nas três primeiras: foi prata em Pequim 2008 e Londres 2012 e ouro na Rio 2016.

Até a publicação desta reportagem, Bruninho tinha mais de 1,3 milhão de seguidores no Instagram.

7. Arthur Nory - Ginástica Olímpica

O atual campeão mundial da barra fixa tentou repetir o feito da Rio 2016, quando ganhou uma medalha de bronze no solo. Mas falhou em suas apresentações e não se classificou para as finais.

Nory é um um dos atletas mais conhecidos do país, com 1,3 milhão de seguidores no Instagram, mas vê sua popularidade e fãs oscilarem desde 2015, após um vídeo com falas racistas contra o colega Ângelo Assumpção se espalhar pelas redes.

"Tudo o que aconteceu na minha história desde o episódio de racismo de 2015 vem à tona sempre que eu apareço. Então é um processo de amadurecimento diário, de entender e melhorar", disse ele após a derrota em Tóquio.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023