Calendario IPVA 2024

Sons da Terra 15/04: a importância das abelhas para a saúde e sobrevivência da natureza

Por Redação em 15/04/2021 às 16:15:42
Podcast apresenta dados e curiosidades sobre as maiores polinizadoras do planeta. Podcast "Sons da Terra" de 15/04 fala sobre a importância das abelhas

Você também pode ouvir o podcast Sons da Terra no Spotify, no Google Podcasts, na Amazon Music, na Apple Podcasts, no Tune In e no Deezer. Assine ou siga por lá para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Já pensou em ter uma colônia de abelhas na sua casa? Pois isso é cada vez mais comum e uma forma de preservar esses insetos tão importantes para nossa sobrevivência e para saúde da natureza. As abelhas melíponas não têm ferrão, portanto não picam e não oferecem nenhum risco à quem manipula. Jataí, mandaçaia, marmelada, mirim-guaçu, mirim-preguiça, iraí e mandaguari são exemplos.

Confira dicas para quem deseja começar a criar abelhas-sem-ferrão em casa!

No Brasil existem mais de três mil espécies de abelhas. Mas uma pesquisa do Ibope de outubro de 2015 concluiu que 78% da população desconhece a importância desses insetos. Elas são os maiores polinizadores do planeta, responsáveis pela perpetuação de mais de 85% das plantas com flores das matas e 70% das culturas agrícolas. Não por acaso, houve um crescimento na busca pelo "aluguel de abelhas" nas culturas agrícolas.

Abelhas estão sendo "contratadas" como polinizadoras por conta de seu potencial nos cultivos agrícolas

Thais Diniz/Acervo Pessoal

Ouça outros episódios:

O dia da mentira e as aves que enganam observadores

A natureza na vida e na obra de Tom Jobim

Descubra o que é um 'cuitelinho', cantado na música caipira

Ouça as aves que inspiraram a obra de Luiz Gonzaga

Conheça a origem do nome Chitãozinho e Xororó

Conheça o podcast 'Sons da Terra' do Terra da Gente

*O podcast Sons da Terra é produzido pelos repórteres Marcelo Ferri e Ananda Porto e pelo biólogo e consultor do Terra da Gente, Luciano Lima. A edição é de Samuel Dias.

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023