Calendario IPVA 2024

'Não adianta pensarmos em restrições mais duras se nós não pensarmos no comportamento individual', diz nova secretária de Saúde de SC

Por Redação em 31/03/2021 às 06:52:36
Deputada federal Carmen Zanotto assume pasta após convite de governadora em exercício Daniela Reinehr. Em entrevista, parlamentar falou ser importante saber como está a situação dos leitos e vacinação em cada um dos municípios. Deputada federal é a nova secretária de Saúde de SC; veja entrevista

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) foi anunciada na tarde de terça-feira (30) como a nova secretária de Estado da Saúde. Ela foi escolhida pela governadora em exercício, Daniela Reinehr (sem partido). Em entrevista ao NSC Notícias, Zanotto falou sobre restrições para conter a pandemia e o trabalho nos municípios para conhecer melhor a situação da crise sanitária de cada um.

A terça foi o primeiro dia de Reinehr como governadora em exercício, depois que Carlos Moisés (PSL) foi afastado. O tribunal especial de julgamento analisou o segundo pedido de impeachment contra ele e aceitou parte da denúncia na última semana. Por causa disso, o político foi retirado do cargo temporariamente e Reinehr, que é vice-governadora eleita, assumiu o comando.

Perguntada sobre medidas para conter o contágio da Covid-19, Carmen Zanotto, que é enfermeira, falou sobre alterar a forma como as pessoas se comportam para evitar a propagação do vírus.

“Não adianta nós pensarmos em restrições mais duras se nós não pensarmos na importância da mudança de comportamento individual. As restrições só têm efeito quando a gente realmente evita as pequenas festas de aniversário dentro das nossas casas", afirmou a futura secretária.

Ela também exemplificou o perigo de contágio em situações cotidianos, como o compartilhamento do espaço com colegas de trabalho durante as refeições. "Quando a gente retira a máscara e fica muito próximo, conversando com o outro, a gente pode estar contaminando aquele que está mais próximo da gente”, disse.

Sobre o ritmo da vacinação em Santa Catarina, Zanotto falou em entender melhor a situação em cada cidade. “A gente precisa se debruçar sobre cada município, saber por que a taxa de ocupação está em 70%, 80%, 90% e a gente não conseguiu vacinar 100% fazendo busca ativa com os nossos agentes comunitários de saúde e com a participação de cada secretário, cada trabalhador”, finalizou.

Esta é a terceira mudança na Secretaria de Estado da Saúde desde o início da pandemia. O primeiro secretário, Helton Zeferino, pediu exoneração em 30 de abril de 2020 e é investigado também no caso da compra dos respiradores, mesmo motivo pelo qual o governador foi afastado.

Ele foi substituído pelo secretário-adjunto, André Motta, que tocou a pasta durante a maior parte da pandemia. Reinehr não disse a data em que Carmen Zanotto vai assumir a secretaria.

Covid-19: SC passa de 800 mil casos confirmados da doença e tem 302 pessoas esperando por leito de UTI

Covid-19

Santa Catarina passou nesta terça de 800 mil casos confirmados de Covid-19 desde março de 2020, sendo que 10.752 delas morreram por complicações da doença. Os dados são do boletim do governo do estado.

Nos hospitais, 302 pacientes aguardam por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid. Desde janeiro, pelo menos 257 pacientes que estavam na lista de espera morreram antes de conseguir um leito de UTI-Covid, segundo dados do Ministério Público e também levantados pelo G1 com hospitais e prefeituras.

Mudanças no alto escalão do governo

No primeiro dia como governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela anunciou também novos nomes em outras pastas.

Os novos nomes anunciados são:

Secretaria de Estado da Saúde - Carmen Zanotto

Procuradoria-Geral do Estado - Luiz Dagoberto Brião

Secretaria de Estado da Casa Civil - Gerson Schwerdt

Secretaria Executiva de Comunicação - Miguel Bertolini

Secretaria Executiva da Casa Militar - tenente-coronel Alessandro Marques

Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade - Leodegar Tiscoski

Permanecem os seguintes gestores:

Secretaria de Estado da Fazenda - Paulo Eli

Secretaria de Estado da Educação - Luiz Fernando Cardoso (Vampiro - MDB)

Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural - Altair Silva (PP)

Daniela Reinehr assumiu interinamente governo de Santa Catarina com afastamento de Carlos Moisés

Marina Dalcastagne/NSC TV

Perguntada sobre tratamento precoce contra a Covid-19, a governadora interina falou na autonomia dos médicos. "A necessidade é que se busque o tratamento imediato. O atendimento imediato. Os médicos precisam avaliar cada paciente, prescreverem o que acharem adequado", disse.

Em relação à retomada econômica, Reinehr elogiou os auxílios já anunciados pelo estado e disse que "A gente já está estudando algumas medidas, mas acho que é muito prematuro anunciar".

Novamente no governo

Essa não é a primeira vez que Reinehr assume temporariamente o cargo. Entre 27 de outubro e 27 de novembro de 2020, ela esteve a frente do Executivo no primeiro afastamento do governador Carlos Moisés da gestão.

Daniela Reinehr assina termo de posse em Florianópolis

Reprodução/ Secom

Governador de SC será afastado temporariamente após tribunal aceitar denúncia

Carlos Moisés é o 1° governador a ser afastado duas vezes do cargo desde a redemocratização

Com afastamento de Moisés, Daniela Reinehr assumirá governo de SC no pior momento da pandemia

Na primeira vez em que foi afastado, em novembro de 2020, Moisés foi absolvido por 6 votos a 3 e voltou ao mandato. À época, o processo de impeachment tratava sobre o aumento salarial dos procuradores do estado.

Agora, o afastamento está relacionado à compra dos 200 respiradores por R$ 33 milhões com dispensa de licitação. Em caso de condenação por crime de responsabilidade, ele perde o cargo e Daniela assume de forma definitiva.

Daniela Reinehr retoma comando de SC na terça; relembre governo dela

Daniela é natural de Maravilha, no Oeste catarinense, e tem 43 anos. Ela é advogada, produtora rural e ex-policial militar. Em Chapecó, que fica na mesma região do estado, atuou como advogada nas áreas de direito empresarial, administrativo, civil e comércio exterior.

Reinehr assumiu interinamente o governo catarinense entre 6 e 17 de janeiro de 2020, durante as férias de Moisés. A outra vez em que ocupou o cargo ocorreu quando o político foi afastado e neste período foi diagnosticada com a Covid-19. Ela participou de eventos com a presença do presidente Jair Bolsonaro em Florianópolis e cumpriu agenda em diferentes cidades catarinenses.

Ainda no mês que esteve como governadora, chegou a recomendar o uso de máscara em sua rede social, mas apagou a postagem. Ela também foi cobrada por entidades para se posicionar contra o nazismo.

Quando Moisés foi absolvido no tribunal de julgamento, ele retornou ao cargo de governador e ela, ao de vice. Carlos Moisés anunciou mudanças e exonerou alguns nomes indicados diretamente por Daniela.

O que diz o governador e sua defesa sobre o segundo pedido

Após o resultado, o governador Carlos Moisés disse através de uma rede social que acredita na Justiça e que "não há justa causa para o impeachment, já como atestaram o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Polícia Federal".

"Vou trabalhar para que a transição à gestão interina ocorra de forma tranquila e sem prejuízos ao enfrentamento à pandemia. Como sempre afirmei, a prioridade é a vida dos catarinenses", disse Moisés.

Os advogados de defesa de Carlos Moisés se manifestaram logo após o término da sessão por nota. "Apesar de a decisão colegiada ter-se formado no sentido do prosseguimento do processo, é importante destacar que três das quatro imputações formuladas foram rejeitadas, remanescendo apenas uma delas, cuja instrução vindoura permitirá o derradeiro esclarecimento acerca da ausência de responsabilidade do governador quanto ao fato que lhe é imputado", diz a nota.

VÍDEOS: Veja as reportagens mais assistidas da NSC TV no G1

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania