Calendario IPVA 2024

28 de janeiro, quinta-feira

Por Redação em 28/01/2021 às 03:24:35
Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado. Vacina contra a Covid-19 no Brasil: saiba como está a vacinação hoje na sua cidade. O número de imunizados no país passa de 1 milhão, aponta consórcio de veículos de imprensa. O Ministério Público pede prisão do prefeito de Manaus por fraudes na vacinação. O Brasil registra 1.319 mortes por Covid em 24 h e ultrapassa 220 mil óbitos. Butantan cobra resposta do governo sobre novo lote da CoronaVac. Estado de SP quer atrasar 2ª dose para vacinar mais gente agora. E 'O Assunto' debate sobre a ressurreição do auxílio emergencial.

Imunização no Brasil

Médico Alfredo Moutinho, de 69 anos, tomou a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca às 8h20 desta quarta-feira (27)

Reprodução/ TV Globo

A vacinação contra o coronavírus começou no Brasil em 17 de janeiro, com São Paulo. Todas as capitais brasileiras receberam do Ministério da Saúde doses das vacinas CoronaVac e de Oxford. Em seguida, a imunização começou em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Recife, Boa Vista.

O plano contempla inicialmente idosos que vivem em asilos, deficientes que vivem em asilos, trabalhadores da saúde e indígenas vivendo em terras indígenas.

Veja como está a situação da vacinação na sua cidade hoje

O balanço da vacinação contra Covid-19 no Brasil nesta quarta (27) aponta que 21 estados e o Distrito Federal vacinaram 1.248.821 pessoas, segundo dados divulgados até as 20h. Os demais não divulgaram números consolidados de vacinação que representem todo o estado.

A informação é resultado de uma nova parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

CoronaVac

Governo de São Paulo dá prazo para o Ministério da Saúde definir se vai comprar novo lote da CoronaVac

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o governo federal ainda não fez uma solicitação formal para o lote extra de 54 milhões de doses da CoronaVac que está previsto no contrato firmado pelo Ministério da Saúde com a instituição. Covas afirma que pode priorizar a produção da vacina para a exportação, caso o pedido não seja feito em breve.

Entenda o caso: o contrato para a inclusão da vacina no Plano Nacional de Imunização (PNI) prevê a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, com entrega até 30 de abril. Mas há a possibilidade de solicitação de outros 54 milhões, totalizando 100 milhões.

Pelo contrato, o Ministério da Saúde pode manifestar o interesse pelo segundo lote até 30 dias após a entrega de todas as doses do primeiro. Em nota, a pasta afirmou que "irá se pronunciar no prazo oficial do contrato", que é 30 de maio.

Escassez de vacina

Prefeitura de São Paulo decide usar todas as vacinas disponíveis para aplicar primeira dose nos profissionais de saúde

O governo de São Paulo enviou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando autorização para usar todas as doses da CoronaVac disponíveis na primeira dose, sem reservar a metade para a segunda. Com isso, o governo paulista quer garantir que todos os profissionais de saúde tomem ao menos uma dose.

Até agora, a orientação do governo federal era para que os estados distribuíssem aos municípios só metade do lote de CoronaVac, para garantir a segunda aplicação. Cientistas ouvidos pelo Jornal Nacional dizem que atrasar a segunda dose não compromete a eficácia.

Centro de Contingência do governo de SP recomenda ampliar intervalo entre doses da CoronaVac para mais de 28 dias

Quanto tempo depois de tomar a vacina contra a Covid-19 estaremos imunizados?

Denúncias de irregularidades

Prefeito de Manaus, David Almeida, e secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe.

Divulgação

O Ministério Público Estadual do Amazonas pediu a prisão do prefeito de Manaus, David Almeida, e da secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe, na ação que denuncia irregularidades na aplicação da vacina e no favorecimento de pessoas que teriam furado a fila do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. O órgão ainda pede o afastamento de ambos dos cargos públicos.

De acordo com o MPE, houve fraude na fila de prioridades durante a campanha de vacinação e contratação irregular de dez médicos. Em nota, o prefeito David Almeida disse estar "profundamente indignado com a atuação ilegal e arbitrária" do MP e informou que "ingressará com as medidas cabíveis contra os responsáveis".

Avanço da pandemia

Brasil ultrapassa os 220 mil mortos pela Covid-19

O Brasil registrou 1.319 mortes por Covid em 24 horas e ultrapassou os 220 mil óbitos pela doença. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 9.000.485 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Nove estados estão com alta nas mortes; veja os dados detalhados.

Mesmo com recorde diário de mortes por Covid-19, governo de Minas autoriza funcionamento de todas as atividades não essenciais

Curitiba decreta retorno de restrições da bandeira amarela; capital atingiu 100% nos leitos pediátricos de UTI do SUS nesta quarta-feira (27)

Portugal suspende voos entre o país e o Brasil

Variante brasileira já circula em 8 países, alerta OMS

Estados definem volta às aulas, mas não determinam datas

O Assunto

O debate sobre a ressurreição do auxílio emergencial — no que deve dar essa disputa e com quais consequências para o país. Neste episódio, Renata Lo Prete recebe Ribamar Oliveira, colunista e repórter do jornal Valor Econômico, e Cecília Machado, professora da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas. Saiba mais.

Guedes defende 'travar o resto todo' do orçamento caso auxílio emergencial seja renovado

Dinheiro do SUS

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu ampliar, de cinco para 10 dias úteis, o prazo definido para que o Ministério da Saúde informe uma posição oficial a respeito do uso da cloroquina para o tratamento da Covid-19. O medicamento não tem eficácia comprovada contra o coronavírus, mas vem sendo comprado pelo governo federal e distribuído a estados e municípios.

Dentro desse prazo, o governo também deverá enviar ao TCU uma série de informações sobre o aplicativo TrateCOV, que recomendava o uso de cloroquina e outros medicamentos sem eficácia para o chamado "tratamento precoce".

Educação

Caderno de provas do Enem

RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Saíram os gabaritos da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Duas questões foram anuladas — uma em ciências da natureza e outra em matemática — e não irão computar na nota final. Por causa do método de correção chamado TRI, não é possível calcular nota final com base no número de acertos. Os resultados individuais serão divulgados no dia 29 de março.

Veja o gabarito por dia e cor de prova.

Novos rumos

O presidente dos EUA, Joe Biden, assina atos executivos sobre meio ambiente, ao lado da vice-presidente, Kamala Harris, e do enviado especial presidencial para o Clima, John Kerry, na Casa Branca, na quarta-feira (27)

Mandel Ngan/AFP

Em uma série de ordens executivas assinadas nesta quarta (27), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, instruiu o governo federal a não autorizar novas perfurações de petróleo e gás em suas terras, eliminou subsídios aos combustíveis fósseis e ordenou a transformação da frota de carros e caminhões do governo em veículos elétricos. As medidas marcam uma guinada em relação à política ambiental adotada por seu antecessor, Donald Trump.

"É um futuro de enormes esperanças e oportunidades. Trata-se de chegar ao momento de fazer face a esta ameaça máxima que temos agora perante nós, as mudanças climáticas, com um sentido maior de urgência. A meu ver, já esperámos muito tempo para lidar com esta crise climática. Não podemos esperar mais. É hora de agir", disse o presidente ao anunciar as ações.

EUA só voltarão ao acordo nuclear se Irã honrar seus compromissos, diz Blinken

Novidades no 'zap'

Biometria será exigida quando usuário tentar ler um novo QR Code para logar em um computador.

Divulgação/WhatsApp

O WhatsApp anunciou que o login na versão web vai depender de uma autenticação biométrica nos celulares que possuem leitor de digital ou reconhecimento facial. Para vincular o WhatsApp Web ou Desktop à conta do app, será solicitado o desbloqueio biométrico (com reconhecimento facial ou impressão digital), antes da leitura do QR Code. A liberação por biometria será exigida somente no login da sessão. Saiba mais.

Moda dos games

Skins criadas pela Louis Vuitton para personagem de League of Legends, em 2019

Divulgação

No mundo dos games, as skins enchem os olhos de jogadores e o faturamento de desenvolvedoras. Como o vestuário da vida real, elas servem para expressar identidade e deixar personagens mais atraentes nos jogos.

Já o mundo da moda demorou para sacar a convergência entre suas próprias aspirações e os desejos de gamers. Agora, corre atrás para se inserir no universo das roupas que só existem on-line, tentando, inclusive, criar um mercado em torno desse tipo de produto para além dos jogos. Veja como.

Previsão do tempo

Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira

Futebol

Campeonato Brasileiro

19h: Bahia x Corinthians

20h: Grêmio x Flamengo

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023