Calendario IPVA 2024

'Não vamos vender sonhos' afirma Robson Magela, prefeito de Araxá sobre expectativas do novo governo

Por Redação em 28/01/2021 às 02:23:32
De radialista a vereador até conquistar o Executivo Municipal. Ao G1, ele falou dos projetos e planos de enfrentamento à Covid-19. Foto de arquivo do prefeito eleito em Araxá, Robson Magela

Facebook/reprodução

"Não vamos vender sonhos, o que a gente puder fazer e falar assim vai ser. A população pode esperar também um governo sem vaidade, com transparência", disse o prefeito de Araxá, Robson Magela (Cidadania) sobre a expectativa do governo que ele irá liderar até 2024.

Em uma série de reportagens com os eleitos das principais cidades da região do Triângulo e Alto Paranaíba, o G1 mostra quais são as expectativas dos chefes dos executivos para os próximos quatro anos. Confira.

De comunicador a prefeito

Natural de Araxá, Robson Magela tem 44 anos, é divorciado, tem cinco filhos e dois netos. Tem ensino fundamental incompleto e, antes das eleições, declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio de pouco mais de R$ 270 mil. Ele ganhou notoriedade pelo trabalho como cantor sertanejo e também como radialista, profissão que tem há mais de 20 anos. Na política exerceu mandato de vereador em Araxá de 2017 a 2020.

Robson conquistou a Prefeitura de Araxá no dia 15 de novembro com 52,79% dos votos.

Uma das primeiras ações de Magela foi escolher a equipe que irá caminhar junto com a administração pelos próximos anos.

Os critérios foram simples: pessoas técnicas, qualificadas e preparadas. Nós também falamos durante a nossa campanha sobre um governo de oportunidades, mas sem perder a responsabilidade. Porque temos pessoas qualificadas, preparadas, em secretarias tão importantes quanto essas”, disse o prefeito eleito"

Na atual administração, Robson manteve dois nomes que estavam em secretarias da gestão passada; a pasta de saúde continua na responsabilidade de Diane Dutra e a Secretaria de Obras, se manteve com Sebastião Donizete de Souza.

“Eu acho que seria muita irresponsabilidade nossa, neste momento, fazer essa troca principalmente da secretária de Saúde. A Diane está desde o início da pandemia, ela conhece todo o processo. Em relação ao Donizete, na Secretaria de Obras, é uma pessoa muito qualificada, um ótimo profissional e nós não temos esse negócio de perseguição política. Se a pessoa é boa de serviço, não tem motivo ela não continuar”, afirmou.

Covid-19

Robson completará os primeiros 30 dias de administração no próximo domingo (31). De acordo com o político, assumir Araxá em meio a pandemia da Covid-19 trouxe para a gestão dele desafios ainda maiores.

"Estamos tomando tomas as medidas possíveis, mas infelizmente estamos sentindo os reflexos do final do ano. O número aumentou de ocupação de leitos, mas estamos tomando todos os cuidados. Vamos aumentar de imediato a fiscalização nos bares, não temos a intenção de fechar o comércio, isso em momento algum, as precisamos da cooperação e bom senso dos moradores e empresários. Vamos começar com a fiscalização rural também," destacou o prefeito.

Segundo Robson a Prefeitura contratou mais 20 pessoas para integrar a equipe de fiscalização. O prefeito também falou sobre a chegada das vacinas contra a Covid-19 no município. As primeiras doses da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, chegaram ao Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba na última terça-feira (19).

"A situação sempre será grave enquanto a pandemia não acabar, isso no meu ponto de vista. A vacina chegou, não chegou na quantidade que precisávamos para a cidade. Mas, independente disso o vírus ainda existe e estamos tomando todas as medidas. É um momento delicado, por que as pessoas acham que porque chegaram as vacinas, a solução chegou. E não é assim. Tem que ficar muito atento a isso".

Profissionais que estão na linha de frente da Covid na saúde e idosos em lar, são as pessoas que estão sendo vacinadas na cidade, neste primeiro momento de campanha.

Infraestrutura

Em relação a infraestrutura da cidade, Robson disse ao G1 que para os próximos dias já devem ser abertas licitações para contratar empresas que vão ser responsáveis por limpar a cidade. Segundo o prefeito, há diversos pontos do município com mato alto, buraco e outros problemas que prejudicam a vida da população.

"Os meninos da Prefeitura estão trabalhando com cinco máquinas costas e um trator velho para fazer a limpeza da cidade. Ruas cheias de buraco, mato em todos os lados, então vamos abrir licitações par empresas que vão cuidar dessa parte. Estamos com foco para as questões da transição ainda, e o Covid que está no mundo todo, mas estamos atentos a estes problemas por que administração passada deixou a cidade abandonada", afirmou.

Além das questões relacionadas a limpeza da cidade, o prefeito destacou que está entre as prioridades da Administração a criação de um plano habitacional popular, para sanar a invasão de áreas municipais. Segundo ele, nos últimos anos Araxá tem tido um crescimento na invasão de terrenos que são de propriedade do Executivo.

Educação

Para o prefeito, um dos gargalos a serem resolvidos em Araxá é a volta as aulas. O G1 questionou ao prefeito se haveria possibilidade de postergar o ano letivo, devido ao cenário da pandemia ainda ser preocupante.

Sobre isso, Robson destacou que até mesmo para uma medida de adiamento da volta as aulas é necessário a observância de uma série de fatores.

"É uma decisão passível de várias reuniões, por que não justifica os bares estar todos cheios, chácaras, e as escolas vazias. Então vamos sentar com a Secretária de Educação e ver quais medidas vamos tomar. Acredito que vamos voltar hibrida, fazendo rodízios. Mas, de toda forma vamos estudar para ver qual a forma correta, segura para os professores, alunos e as famílias desses alunos", afirma.

Outros projetos

No plano de governo, Robson destacou que um dos projetos é inserir um novo modelo de gestão pública pautado na implementação de tecnologias para agilidade de processos. Sobre este projeto, o prefeito disse que já se reuniu com algumas empresas do segmento, e projetos para colocar em prática a ideia sugerida no plano de governo foram apresentados.

Contudo, a administração destacou que no momento o foco será a saúde e as questões de limpeza e manutenção da cidade, que demandam uma atitude mais rápida do Governo.

"Tudo que está em nosso plano de governo vamos trabalhar a médio, curto e longo prazo", encerrou.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023