Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

chuva

Chuva causa deslizamento de terra e deixa mortos em Embu das Artes


O temporal que atingiu a Grande São Paulo na noite desta terça-feira, 29, deixou pelo menos cinco mortos e dois desaparecidos na região do Jardim do Colégio, em Embu das Artes. De acordo com as informações, todas as vítimas pertenciam à mesma família e estavam em duas casas que foram atingidas pela lama. Entre os mortos estão uma mulher de 25 anos e os três filhos — 5 anos, 7 anos e oito meses. Outro bebê, de um ano, também morreu. Estão desaparecidos o corpo de uma mulher de 54 anos, que seria a avó, e uma criança de seis anos. Segundo os profissionais que trabalham no resgate, não há esperanças de que essas vítimas sejam resgatadas com vida por causa do grande volume de lamas e pedras.

Em entrevista à Jovem Pan, o diretor da Defesa Civil estadual, tenente Rodrigo Quintino, falou que a região já estava sofrendo com chuvas nas últimas 72 horas. O órgão foi acionado imediatamente após a ocorrência e está trabalhando com apoio do Corpo de Bombeiros no local, junto com técnicos do Instituto Geológico para ajudar na avaliação dos riscos e eventuais evacuações de áreas vizinhas. O tenente Rodrigo Quintino ainda chamou a atenção para que as pessoas fiquem alertas com o alto volume de chuvas, especialmente no período da noite. “Qualquer sinal anormal que possa indicar movimentação de terra, como trincas e rachaduras na casa ou na rua, a família deve sair da residência e acionar a Defesa Civil.”

De acordo com ele, o Estado de São Paulo está sofrendo influência de um fenômeno conhecido como La Niña. “Isso causa o aumento das chuvas como temos observado> tempestades de verão, fortes pancadas concentradas e acompanhadas de raios, rajadas de vento e até granizo”, explica. Nos próximos dias há previsão de um forte acumulado de chuvas nas regiões do Vale do Paraíba Vale do Ribeira, Ribeirão Preto, Franca, Bauru, Presidente Prudente e litoral. Com o alto volume das chuvas, cresce também as chances de alagamentos.

“Jamais tente atravessar áreas alagadas. Cerca de 15 centímetros de água já é capaz de derrubar uma pessoa, 30 centímetros pode arrastar um veículo. É importante buscar locais altos e protegidos”, alerta o tenente Rodrigo Quintino. A Defesa Civil ainda chama a atenção para dois serviços disponibilizados pelo órgão e que podem ajudar a minimizar os danos: SMS gratuita através do número 40199, em que são informados alertas de chuvas e riscos de alagamento de acordo com o CEP informado; e o portal SP Alerta, que dá dicas simples do que deve ser feito em cada tipo de emergência.

JP

Brasil Chuva Defesa Civil Deslizamento Embu Das Artes Estado De São Paulo SP ALerta Temporal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!