Calendario IPVA 2024

Seus olhos coçam e ardem? Pode ser a Síndrome dos Olhos Secos

Por Redação em 09/10/2020 às 15:20:31
Veja como tratar e evitar que os sintomas apareçam "Secura" nos olhos pode estar ligada a qualidade das lágrimas, mas muito tempo sem piscar acaba piorando sintomas.

Para boa parte da população, é comum sentir os olhos mais secos, sem a lubrificação natural, em alguns momentos. Mas, se esse incômodo é constante, pode ser sintoma da Síndrome do Olho Seco" ou Síndrome da Disfunção Lacrimal. Essa doença ocular é ocasionada pela lubrificação inadequada da superfície dos olhos, devido à má qualidade ou à quantidade insuficiente de lágrima. Ou seja, o olho produz lágrimas, porém, por algum motivo, a quantidade ou a qualidade da lágrima produzida não é adequada para manter os olhos com a umidade ideal. Os sintomas mais comuns são:

Ardência;

Embaçamento visual;

Queimação;

Sens ação de secura;

Sensação de areia no olho;

Vermelhidão;

De acordo com o Dr. Alexandre Lass Siqueira (CRM 18396 | RQE 12759), é algo que afeta, pelo menos, 15% da população mundial. "As chances aumentam conforme a idade avança e é mais frequente em mulheres", explica Siqueira. Ele pontua que alguns fatores podem contribuir para o problema. "Doenças imunológicas, colírios utilizados para tratar outras doenças dos olhos como glaucoma, uso de medicações antidepressivas, antiinflamatórias e antialérgicas são outras causas conhecidas".

Durante a pandemia, algumas mudanças na rotina fizeram com que mais gente sofresse com olhos secos. As pessoas ficam mais tempo na frente das telas de celular, computador e tablets. "Quando usamos equipamentos eletrônicos, costumamos piscar menos, o que é ruim para a vista", conclui o médico.

DIagnóstico e tratamento

Tratamento de Luz Pulsada para Olho Seco

Jonathan Campos

Assim como a grande maioria dos problemas de visão, é importante a visita ao oftalmologista para um diagnóstico correto. "O tratamento adequado envolve desde o clássico uso de colírios lubrificantes até a utilização da moderna tecnologia de feixes de luz fria, conhecido como Luz Pulsada, que estimula e limpa as glândulas das pálpebras, com total segurança e conforto", reforça o Dr. Alexandre.

Além disso, o doutor explica algumas mudanças de hábito que também contribuem na prevenção do olho seco. "Existem algumas medidas de comportamento, como diminuir o tempo em frente às telas de TV e computador, fazer intervalos, reduzir o uso do ar condicionado; tudo isso ajuda a melhorar os sintomas indesejados" completa.

Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira - CRM 9388 / RQE 2872

06 dicas para manter sua visão saudável até a velhice

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania