Calendario IPVA 2024

Justiça derruba afastamento e Emanuel Pinheiro pode reassumir como prefeito de Cuiabá

Por Redação em 07/03/2024 às 21:39:11

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinada pelo ministro Ribeiro Dantas, concedeu uma liminar nesta quinta-feira (7) que suspende o afastamento do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), permitindo que ele reassuma o comando da capital.

Em nota, a prefeitura informou que Emanuel deve voltar imediatamente ao cargo.

A decisão de afastamento havia sido tomada nessa segunda-feira (4), pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, após um pedido do Ministério Público e determinava o afastamento por 180 dias (seis meses).

Emanuel é investigado por suspeita de envolvimento em esquemas de desvio na Secretaria Municipal de Saúde, conforme foi apontado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

Afastado pela segunda vez

Em outubro de 2021, a Justiça determinou o afastamento de Emanuel Pinheiro após uma investigação constatar que ele estava envolvido em uma suposta organização criminosa, voltada para contratações irregulares de servidores temporários na Secretaria Municipal de Saúde.

Na época, as investigações indicaram que a maioria das contrações foram feitas para atender os interesses políticos do prefeito. O então chefe de gabinete da prefeitura, Antônio Monreal Neto, teve a prisão temporária decretada.

Após entrar com recurso na Justiça, Emanuel Pinheiro retornou ao cargo no mês seguinte.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023