Calendario IPVA 2024

Aliados aconselham Lula a dizer publicamente que não atacou judeus, e sim governo de Israel

Por Redação em 21/02/2024 às 09:40:01
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Aliados e interlocutores do presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) avaliam que o polĂ­tico deveria vir a pĂșblico para tratar novamente do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.

Não para ceder ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, mas para se dirigir à comunidade judaica no Brasil e no mundo – e dizer que, em nenhum momento, teve a intenção de atacar os judeus.

Na terça (20), o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, respondeu à altura os ataques de Israel ao presidente brasileiro – e vocalizados também pelo ministro israelense, Israel Katz.

Aliados de Lula avaliam que o presidente errou ao incluir a figura de Adolf Hitler e do Holocausto nas crĂ­ticas a Israel. Também avaliam, no entanto, que agora não bastam notas oficiais, declarações de ministros e uma resposta dura de Mauro Vieira para reordenar o cenĂĄrio.

Israel volta a exigir retratação de Lula por comparar guerra contra o Hamas e o Holocausto

O episódio ganhou uma dimensão interna que demanda, segundo esses interlocutores, uma nova fala pĂșblica do próprio presidente Lula. Para separar as coisas e, dizem, corrigir o "escorregão" do Ășltimo domingo (18).

Em meio à repercussão, autoridades como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o lĂ­der do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), defenderam Lula – mas alertaram que nada na história da humanidade se compara ao Holocausto.

Falas como essas reforçam a necessidade de Lula vir a pĂșblico para tratar do tema, diminuir seu desgaste pessoal e deixar claro que o ataque no discurso de domingo tinha como alvo Netanyahu.

Caso contrĂĄrio, o bolsonarismo vai continuar explorando o fato – espalhando o argumento de que, no fundo, Lula pensa exatamente o que disse: que os crimes de guerra de Israel na Faixa de Gaza podem ser comparados ao Holocausto.

"Só uma declaração pĂșblica de Lula poderĂĄ inverter o jogo. Enquanto só sua equipe diz, vai sempre parecer que Lula estĂĄ evitando o tema", disse um aliado ao blog.

Pacheco: "fala dessa natureza deve render uma retratação"

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023