Calendario IPVA 2024

Xi Jinping deve fazer visita de Estado ao Brasil, antes de participar do G20

Por Redação em 25/01/2024 às 07:03:05

O presidente da China, Xi Jinping, deve viajar ao Brasil em novembro, não só para a reunião da cúpula de chefes de Estado do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), mas também para uma visita de Estado.

Há ainda a expectativa entre Planalto e Itamaraty para selar a data definitiva da viagem, antes ou depois do encontro no Rio de Janeiro.

Assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acreditam que a vinda de Xi Jinping a Brasília para uma reunião além do G20 é um sinal de prestígio e de retribuição no campo diplomático, já que o presidente brasileiro fez viagem a em abril de 2023.

No comunicado conjunto divulgado por Brasil e China, durante a visita de Lula, foi destacado o convite ao presidente chinês.

Este ano, Brasil e China celebram os 50 anos de relações diplomáticas, com índices comerciais também positivos e celebrados pela diplomacia brasileira.

O diálogo foi oficializado no ano de 1974, durante o governo de Ernesto Geisel, que retomou o "pragmatismo responsável" num resgate da chamada Política Externa Independente (PEI), ao mesmo tempo em que reconhecia a independência de Angola, em 1975, e firmava um acordo nuclear com a Alemanha.

O Itamaraty já ressaltou que o relacionamento entre os dois países é uma prioridade para o governo brasileiro. E que nos dois últimos anos, as exportações do Brasil para a China foram maiores do que as para os Estados Unidos e a União Europeia somadas. Diplomatas apontam os índices como reflexo do "bom diálogo no campo político".

Eventos pelos 50 anos de diplomacia

Ao longo de 2024, serão diferentes abordagens dadas às relações bilaterais entre Brasil e China, em todo o país, no contexto do G20. A embaixada da China no Brasil ressalta que vem trabalhando em um calendário completo para o ano.

Nesta segunda-feira (22/1), o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) realizou um evento com a presença do Embaixador do Brasil em Pequim e Conselheiro do Cebri, Marcos Galvão, e tratou sobre as perspectivas futuras entre os dois países, não só no campo comercial, mas também no esforço de expandir a presença cultural brasileira na China.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023