Calendario IPVA 2024

Senadora critica ICMbio por impedir ações na MT-251 'sem saber a hora que vai matar alguém'

Por Redação em 16/01/2024 às 15:15:02

A senadora Margaretti Buzetti (PSD) criticou a postura do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) diante do desastre iminente no trecho do Portão do Inferno, na MT-251. O local vem registrando deslizamentos de terras há anos, mas ficaram mais frequentes desde dezembro passado. Há cerca de 15 dias a estrada está com tráfego interditado no período matutino para obras emergenciais realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

Na avaliação da senadora, o órgão federal impede que ações mais invasivas sejam tomadas no local, que faz parte do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que é gerenciado pela União e pelo qual o governo de Mato Grosso disputa na Justiça a administração.

"O Governo do Estado já pediu para o Ministério do Meio Ambiente e para a AGU uma delegação de competência para fazer os investimentos na região, mas infelizmente para o ICMbio, nada pode ser feito, e agora, a natureza deve se encarregar de fazer o serviço natural das coisas", publicou a parlamentar em sua rede social.

Logo que houve o primeiro deslizamento, em dezembro, a Sinfra fechou a estrada às vésperas do Ano Novo, o que causou grande impacto econômico na cidade que vive do turismo. Porém, nenhuma medida foi tomada de imediato. O Estado alegava que dependia de autorização do ICMbio para agir. O instituto, por sua vez, disse que não tinha recebido nenhum projeto de ações no local.
O trabalho para instalação de telas de contenção no paredão do trecho só foi iniciado em 4 de janeiro, semanas após o primeiro deslizamento. Em dezembro foram 3.
"Simplesmente ficamos sem saber o dia ou a hora, que um deslizamento ali vai matar alguém. Estamos lutando contra o tempo", afirmou. "O triste é que o governo do estado quer fazer as obras e o ICMbio não concede as licenças, mas vai pela terceira vez fazer uma licitação com investimentos pífios e cobrando do povo mato-grossense para entrar no parque. Não existe briga o governo do estado está desde o governo passado pedindo para investir e até agora nada de permissão e isso meu povo", declarou em seu perfil.
O prefeito de Chapada, Osmar Frones, encaminhou ofício à Sinfra pedindo criação de um comitê de risco para avaliar a situação dos paredões e tomar medidas definitivas, pois a situação atual tem comprometido a economia local e causando já desempregos.

Fonte: GD

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023