Calendario IPVA 2024

Ciclone extratropical pode atingir o Rio Grande do Sul na véspera de Natal

Um ciclone extratropical deve atingir o Rio Grande do Sul até o domingo, 24, véspera de Natal, de acordo com o alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Metereologia).

Por Redação em 23/12/2023 às 01:20:14
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Um ciclone extratropical deve atingir o Rio Grande do Sul até o domingo, 24, véspera de Natal, de acordo com o alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Metereologia). Segundo o instituto, o fenomêno poderá trazer ventos acima de 70 km/h e queda de granizo e deverá ganhar força nesta noite no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Paraná. Neste sábado, 23, as tempestades devem se concentrar entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e em áreas da Região Sudeste. Nessas áreas, também há possibilidade chuva forte e rajadas de vento acima dos 70 km/h, segundo alertou o Inmet. A formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul se inicia no fim do domingo e, principalmente, na madrugada de segunda-feira. Ao longo deste dia, o sistema se intensifica sobre o Oceano Atlântico, na costa do gaúcha. "A convergência de umidade associada ao processo de formação deste sistema e os encontros de ventos quentes e úmidos de norte e mais frios do sul dão origem à formação de áreas de instabilidade sobre grande parte da Região Sul, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo", diz o alerta do Inmet.

Ventos diretamente associados ao ciclone e ao gradiente de pressão atmosférica (baixa pressão no oceano e entrada de alta pressão a oeste) intensificam as rajadas de vento que podem ficar entre 80 a 100 km/h, na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira. Ao longo da terça, o ciclone ganhará ainda mais força, contudo, estará em alto mar. Neste dia, na faixa leste de toda a Região Sul e também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, o tempo fica ventoso. “Enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão, com ar frio e seco, favorece a queda nas temperaturas, enquanto o sol volta a predominar em toda a Região Sul. Também neste dia, as temperaturas entram em declínio nos três estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e leste da Região Sudeste”, disse o Inmet.

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023