Calendario IPVA 2024

'Objetivo é trazer todos de volta', diz Itamaraty sobre brasileiros na área do conflito Israel x Hamas

Primeiro voo pousou em Brasília na madrugada desta quarta com 211 repatriados; há voos previstos até sábado.

Por Redação em 11/10/2023 às 08:45:25
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Primeiro voo pousou em Brasília na madrugada desta quarta com 211 repatriados; há voos previstos até sábado. Ainda há mais de 2.500 brasileiros na fila do 'resgate', diz governo. Avião da FAB com 1º grupo de brasileiros resgatados em Israel pousa em Brasília

A secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, afirmou nesta quarta-feira (11), que o governo trabalha para devolver ao Brasil todos os brasileiros que manifestarem interesse em deixar a zona de guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que governa a Faixa de Gaza.

"O nosso objetivo é trazer todos de volta", afirmou a secretária-geral.

De acordo com o Itamaraty, a lista de brasileiros a serem repatriados ainda tem cerca de 2.500 brasileiros em Israel e outros 50 na região da Faixa de Gaza.

As maiores aeronaves destacadas até o momento para a repatriação – dois KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo Airbus A330-200 – têm capacidade para até 230 passageiros.

O primeiro voo de resgate saiu de Tel Aviv, capital de Israel, na terça (10) e desembarcou em Brasília na madrugada desta quarta com 211 resgatados, além da tripulação e de uma equipe médica enviada do Brasil para prestar os primeiros atendimentos.

"Estamos prontos com nosso gabinete de crise, atentos para acompanhar todos que estão na região em conflito", afirmou Maria Laura da Rocha.

G1 Explica: o conflito violento entre Israel e Palestina que dura mais de 70 anos

Dificuldades em Gaza

No caso dos brasileiros que estão em territórios palestinos, ainda não há uma confirmação sobre a organização de voos de resgate. Isso acontece devido às dificuldades logísticas e de segurança.

No entanto, o Itamaraty já anunciou que alugou um ônibus para retirar 26 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. O governo aguarda uma autorização do Egito para conduzir a operação.

O comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, afirmou que o governo descartou a possibilidade de retirar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza via cidade do Cairo, no Egito, por conta da distância ser longa para ser feita de ônibus.

"Estamos analisando dois aeroportos ao Norte e Nordeste do Egito, com boas possibilidades de atendimento aos nossos brasileiros que está na Faixa de Gaza, assim como o pessoal que está na Cisjordânia", afirmou Damasceno.

O Ministério das Relações Exteriores disponibilizou contatos de emergência para auxiliar brasileiros que estão no Oriente Médio. Veja a seguir:

Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510

Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858

Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610

Palestino fala sobre bombardeios de Israel na Faixa de Gaza: "Vamos fugir para onde?"

Primeiro voo

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que resgatou o primeiro grupo de brasileiros que estava em Israel, pousou em Brasília durante a madrugada desta quarta-feira (11). O voo, que partiu de Tel Aviv na terça-feira (10), durou cerca de 14 horas.

A aeronave KC-30 deixou Israel com 211 passageiros. Desse total, 107 ficaram em Brasília e outros 104 vão desembarcar na cidade do Rio de Janeiro.

Após a chegada ao Brasil, os passageiros serão transportados até seus destinos finais de forma gratuita. O governo informou que fechou uma parceria com a Azul Linhas Aéreas para as viagens dentro do país.

Até domingo (15), outros cinco voos devem sair do país para o resgate de brasileiros que estão na região, segundo o Itamaraty.

A GloboNews apurou que o governo deu prioridade a famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania