Calendario IPVA 2024

Zema diz que usou frase atribuĂ­da a Mussolini como 'alerta' sobre tendĂȘncia no Brasil de achar que o 'estado pode tudo'

Por Redação em 12/07/2023 às 15:17:50
Governador de Minas usou a frase de ex-ditador fascista um dia após TSE decidir tornar inelegĂ­vel o ex-presidente Bolsonaro, de quem é aliado. Zema sobre usar frase de Mussolini: 'Não é minha opinião, é um alerta'

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, disse nesta quarta-feira (12) que usou uma declaração atribuĂ­da a Benito Mussolini, ex-ditador italiano fascista, como um "alerta" sobre uma tendĂȘncia no Brasil de achar que o estado "pode tudo" e "resolve tudo", e que isso não reflete a sua opinião.

No inĂ­cio deste mĂȘs, Zema publicou em uma rede social a seguinte frase: "Fomos os primeiros a afirmar que, quanto mais complexa se torna a civilização, mais se deve restringir a liberdade do indivĂ­duo. Benito Mussolini", com a legenda de "Bom dia".

Na véspera, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia decidido tornar inelegĂ­vel por 8 anos o ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem Zema é aliado.

O uso da frase pelo governador mineiro gerou controvérsia porque Mussolini foi um personagem central na história do fascismo europeu e influenciou regimes polĂ­ticos em vĂĄrios paĂ­ses, como o nazismo de Adolf Hitler na Alemanha.

Em entrevista ao programa EstĂșdio i, da GloboNews, ao ser questionado sobre o assunto, Zema respondeu:

Aquilo ali é mais um alerta porque me parece que nós temos, por parte de algumas pessoas, uma tendĂȘncia aqui no Brasil de achar que o estado pode tudo e o estado resolve tudo. E, definitivamente, não é a minha opinião.

Zema não deixou claro, porém, a qual situação exatamente se referia.

Ele ressaltou que o seu posicionamento é diferente do "estilo" de Mussolini em relação ao papel do estado e focou suas crĂ­ticas na polĂ­tica econômica do ex-ditador italiano.

Eu gosto muito de frases e pensamentos, e a publicação dessa frase foi muito mais um um alerta que quis dar, porque quem conhece o meu posicionamento sabe que a Ășltima coisa que eu sou é alguém no estilo do Mussolini, que é alguém que acreditava num estado onipotente.

Zema afirmou ainda que o que tem feito em Minas Gerais "é o caminho contrĂĄrio".

"Tenho enxugado o estado, a mĂĄquina, tornado o estado menor e mais eficiente. Na minha visão, todos sabem, o estado é um obstĂĄculo ao desenvolvimento. Ele é necessĂĄrio, mas ele pode, muitas vezes, dependendo do tamanho, mais atrapalhar do que ajudar", disse.

Indagado se não faria um mea culpa diante do mal estar gerado por ter certa proximidade com movimentos de extrema direita no Brasil, liderados por Jair Bolsonaro e seu governo, e ter usado a frase de um fascista, Zema defendeu a pluralidade de opiniões.

Sinceramente, todos os dias eu publico as frases e nós temos ali frases de toda a natureza. Se eu ofendi alguém, fica aqui o meu pedido, porque a intenção sinceramente não era essa. Eu acho que vocĂȘ ter pluralidade de opiniões é bom, mas não é a minha opinião. Que fique claro.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023