Calendario IPVA 2024

Lula cobra 'racionalidade' no agronegócio para avanço de acordo Mercosul-União Europeia

Presidente deu a declaração durante entrevista a emissoras de rádio de Goiás.

Por Redação em 15/06/2023 às 08:49:20
Presidente deu a declaração durante entrevista a emissoras de rádio de Goiás. Para o petista, todo agricultor 'inteligente' sabe valor da preservação ambiental. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou nesta quinta-feira (15) "racionalidade" no agronegócio para que o acordo Mercosul-União Europeia possa avançar.

Lula deu a declaração durante entrevista para emissoras de rádio de Goiás, quando citou entraves, impostos principalmente pela França, para a conclusão do acordo comercial entre os blocos.

A entrevista às emissoras goianas também foi transmitida no canal do presidente no YouTube.

"É preciso ter noção da racionalidade que tem que prevalecer na nossa política internacional. Porque, não sei se você percebeu, ontem o parlamento francês disse que não vai votar o acordo Brasil-UE por causa da quantidade de veneno utilizada nos produtos agrícolas brasileiros. É importante a gente levar em conta que ser racional, cuidar da agricultura de boa qualidade é uma necessidade competitiva do Brasil para a China e para a França, Estados Unidos e Alemanha. E é assim que quero tratar o agronegócio", disse.

"Eu citei há pouco o parlamento francês que não quer o acordo do Mercosul porque quer mudanças no comportamento brasileiro com relação a agricultura. Todo agricultor inteligente sabe que a preservação ambiental é um valor a mais para os produtos que estamos tentando exportar", completou o petista.

Lula também afirmou que o Produto Interno Brasileiro (PIB) vai crescer mais de 2% ou 2,5% em 2023.

A afirmação sobre o crescimento da economia foi dada após questionamento sobre recentes resultados positivos na economia. A projeção do presidente, no entanto, é mais otimista do que a feita por analistas do mercado, que preveem uma alta do PIB de 1,68%.

"Nós vamos crescer acima de 2%, 2,5%. E, se acontecer o que eu estou pensando, a gente pode crescer até um pouco mais", disse Lula na entrevista.

Na entrevista, Lula também afirmou que nesta sexta-feira (16) visitará a cidade de Rio Verde (GO) para inaugurar trecho da ferrovia Norte-Sul. Ele disse que viajará ao local acompanhado do ex-presidente José Sarney.

Reunião ministerial

Além da conversa com as rádios, a agenda de Lula para esta quinta-feira também prevê uma reunião com os 37 ministros.

A audiência ocorrerá em meio à pressão de integrantes do União Brasil pela troca no comando do Ministério do Turismo. Nos bastidores, a legenda cobra a substituição da atual ministra Daniela Carneiro pelo deputado Celso Sabino (União Brasil-PA).

Na última terça-feira, Lula se reuniu com Daniela e com o marido dela, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho (Republicanos).

Daniela participará da reunião ministerial desta quinta. Segundo a colunista do g1 Ana Flor, após a audiência de terça-feira, Lula decidiu deixar Daniela apresentar aos demais colegas de Esplanada as ações que vem desenvolvendo na pasta. Nos próximos dias, porém, o presidente deve efetuar a troca no Turismo.

Nesta quarta-feira (14), em entrevista, Waguinho disse que cabe a Lula, com quem tem uma "relação de amizade", decidir sobre a composição do governo e que não tem "mágoa", nem "rancor".

A pressão do União Brasil pela saída de Daniela se intensificou depois que a ministra se movimentou para deixar a legenda. O provável destino dela é o Republicanos, partido ao qual o marido se filiou.

Líderes do União Brasil já alertaram ao governo que, se a troca de Daniela por Sabino não ocorrer, a infidelidade do partido ao governo no Congresso pode aumentar.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023