Calendario IPVA 2024

Powell: é possível que Fed revise ponto de parada do aumento de juros

Por Redação em 07/03/2023 às 15:13:44
Em discurso no Senado dos EUA, presidente do BC norte-americano indicou que taxa final pode ser maior do que a prevista pela instituição em dezembro. Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, em foto de 31 de julho de 2019.

Sarah Silbiger/Reuters

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, disse nesta terça-feira (7) que a autarquia pode revisar o ponto final de parada do aumento dos juros no país em sua próxima reunião de política monetária.

"Os dados que vimos até agora, e ainda temos outros dados para ver, ainda temos dados significativos para ver antes da reunião, sugerem que a taxa final que definirmos pode muito bem ser maior do que a que definimos em dezembro”, disse Powell ao Comitê Bancário do Senado.

Na reunião de política monetária do Fed em dezembro, as autoridades definiram um pico da taxa básica de juros em 5,1% para este ano. A atual faixa da taxa básica está entre 4,5% e 4,75% -- e quase certamente será elevada na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) no final deste mês, quando as autoridades também atualizarão suas previsões para a economia e a política monetária.

Juros mais altos nos Estados Unidos elevam a rentabilidade dos títulos públicos do país, que são considerados os mais seguros do mundo. Isso prejudica os ativos de risco, como o mercado de ações.

Powell ainda informou que o mercado de trabalho norte-americano não sugere a proximidade de uma contração econômica, mesmo com o banco central norte-americano agindo agressivamente para reduzir a inflação.

"Você está muito longe de qualquer coisa que pareça uma recessão apenas olhando para o mercado de trabalho em si", disse o banqueiro central, acrescentando que acredita que o Fed pode trazer a inflação de volta para 2% sem criar perdas significativas de empregos.

O dirigente também afirmou que o BC dos EUA não vai considerar mudar sua meta de inflação de 2% e que o padrão "acordado globalmente" adotado por muitos outros bancos centrais é uma ferramenta eficaz para ajudar a ancorar as expectativas do público sobre onde a inflação deveria estar.

"Achamos que é realmente importante seguir com ela [meta]", disse Powell.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania