Calendario IPVA 2024

Receita aciona MPF em Guarulhos para apurar caso das joias trazidas ilegalmente pelo governo Bolsonaro

Por Redação em 04/03/2023 às 16:38:27
Órgão já enviou informações e imagens para o Ministério Público Federal. Para Procuradoria, intervenção do governo federal para liberar bens 'parece ser o mais grave' no caso. A Receita Federal acionou o Ministério Público Federal (MPF) em Guarulhos para apurar o caso das joias trazidas ilegalmente pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A TV Globo apurou que a Receita já enviou informações e imagens para o MPF.

Na sexta-feira (4), o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que pedirá para a Polícia Federal (PF) investigar o caso. Segundo ele, o ofício com as informações deverá ser apresentado à PF na segunda-feira (6).

As joias com diamantes foram avaliadas em R$ 16,5 milhões. Elas eram presentes do governo da Arábia Saudita para a então primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Os bens foram apreendidos pela Receita Federal por não terem sido declarados no momento de entrada no país e ficaram retidos no órgão em razão do não pagamento do imposto de importação.

Eles foram transportados em uma mochila por um assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A informação foi publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e confirmada pela TV Globo.

Ainda de acordo com o jornal, o governo de Bolsonaro atuou para tentar liberar os itens, sem cogitar pagar o imposto e multa.

Em 28 de dezembro de 2022, a dias de Bolsonaro deixar a Presidência, o governo fez uma nova tentativa. O ex-presidente o enviou um ofício para a Receita pedindo a devolução dos bens. Sem sucesso.

Sobre isso, o MPF apontou que intervenção do governo "parece ser o mais grave":

"Segundo os fatos informados na mídia, pode ter havido alguma forma de advocacia administrativa ou corrupção".

Joias para Michelle Bolsonaro: veja perguntas e respostas

Entenda

As joias foram dadas à comitiva brasileira em outubro de 2021, quando uma equipe do ex-presidente Bolsonaro fez viagem oficial para a Arábia Saudita.

Procurado pelo "Estado de S. Paulo", Bento Albuquerque confirmou que os itens eram para Michelle. Mas ele afirmou que, à época, não conhecia o conteúdo dos estojos. Só sabia que eram presentes para a primeira-dama.

Após a reportagem ser publicada, Michelle comentou o caso em uma rede social. Ela escreveu: "Quer dizer que eu tenho tudo isso e não estava sabendo? Meu Deus! Vocês vão longe mesmo hein?! Estou rindo da falta de cabimento dessa imprensa vexatória".

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania