Calendario IPVA 2024

Ginástica laboral para servidores do HMC e São Benedito ajuda a evitar lesões e doenças ocupacionais

Por Redação em 12/02/2023 às 11:48:16

Que tal uma rápida paradinha no horário de trabalho para entender a importância do uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e um exercício laboral? A iniciativa está em prática no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e no Hospital Municipal São Benedito (HMSB), sob coordenação do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (SESMT-ECSP). O objetivo é promover a percepção sobre os cuidados com o corpo, antes, durante e depois do trabalho. Tem sido desenvolvida in loco, por setores, de modo que não interfira na rotina hospitalar e todos os trabalhadores sejam beneficiados.

"A ideia é que levem em conta a orientação, que executem no dia a dia e sintam a mudança, pois proporciona a melhora no corpo físico, além de evitar lesões e algumas doenças ocupacionais. O hospital não pode parar para a capacitação, portanto a gente concilia o melhor horário de cada setor para que, dessa forma, tenha um aproveitamento melhor", explicou o engenheiro de segurança do trabalho do SESMT-ECSP, Anderson Tonon.

Além dele, a técnica de segurança do trabalho, Leiner Paula Chicati, a técnica de enfermagem Karina Vaz e o educador físico Rodrigo Souza integram a equipe responsável pela ação contínua nos hospitais citados.

Leiner explica que tem orientado os colaboradores sobre os cuidados com ponto biométrico, entrega de atestado, certidões de nascimento e de óbitos e atualização dos exames periódicos. As informações são pertinentes, uma vez que interferem no registro da vida funcional.

Outros temas também recebem atenção, como os cuidados com a vestimenta, a necessidade do uso de sapatos fechados no ambiente de trabalho e de máscara, descarte correto de materiais para evitar contaminações. "É um diálogo aberto, onde acontece uma troca de informações. O foco é a saúde pessoal que, consequentemente interfere na do outro", ponderou Leiner.

Já a ginástica laboral distrai enquanto "destrava" os nervos e músculos e os participantes relaxam um pouco. "Tem a finalidade de movimentar o corpo e sacudir o estresse. Estamos finalizando uma apostila em PDF com os exercícios e ilustrações visuais, de como fazer para diferentes profissionais, pois uns trabalham o tempo todo em pé, outros sentados. Com a apostila, poderão executar sozinhos, ao longo do dia. E a ação presencial poderá ser intercalada para tirar dúvidas", revelou o educador físico responsável pela ginástica laboral, que em breve apresentará os benefícios ao diretor da ESCP, Paulo Rós.

Rós considera benéfico o trabalho desenvolvido pelo SESMT e ressalta que a conscientização de todos os envolvidos é determinante para a eficácia do aprendizado.




Fonte: Assessoria

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023