Calendario IPVA 2024

Autoridades de todo o país homenageiam Glória Maria

Por Redação em 02/02/2023 às 22:12:13
O presidente Lula escreveu em rede social que a jornalista "deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras". Políticos e autoridades homenageiam Glória Maria e lembram momentos marcantes da carreira da jornalista

A reverência dos brasileiros famosos e dos brasileiros não famosos à grandeza da Glória Maria também se repetiu entre as maiores autoridades do país.

Ser o primeiro em qualquer área profissional requer ousadia, e isso Glória Maria tinha de sobra. As portas abertas por ela, com talento e profissionalismo, influenciaram na escolha da carreira de vários jornalistas que foram inspirados por ela. E esse alcance vai além do trabalho feito na televisão.

Nesta quinta-feira (2), houve grande repercussão do meio político. Várias autoridades homenagearam Glória Maria.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu numa rede social: “Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras. (...) Meu abraço e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de sua carreira”.

Brasileiros destacam importância de Glória Maria

Glória Maria, jornalista e ícone da TV, morre no Rio

Jamaica, Irã e Índia: Glória Maria viajou para mais de 160 países ao longo da carreira

'Quem nasce orgulhosamente negro sabe muito bem o que são obstáculos', disse Glória Maria em 2020

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse que “com notável preparo intelectual e profissional, Glória encantou os brasileiros e esteve presente em momentos históricos da cobertura nacional.”

Nesta quinta, no início da sessão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pediu um minuto de silêncio em homenagem à jornalista: “De fato, é um ícone do jornalismo que rompeu barreiras, que significou muito para o Brasil e para o povo brasileiro. Promovo neste instante, pedindo respeito dos senhores senadores e das senhoras senadoras, para que, em posição de respeito, possamos observar um minuto de silêncio em homenagem à memória de Glória Maria”.

O senador escreveu numa rede social: “De origem humilde, Glória Maria, uma mulher negra, tornou-se um ícone da televisão brasileira e protagonista de passagens históricas que marcaram uma geração”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que o Brasil lamenta a morte de Glória Maria, um ícone do jornalismo nacional. Ministros do governo federal também destacaram que ela foi inspiração para muitos jornalistas, homens e mulheres, de várias gerações.

VÍDEOS: relembre reportagens de Glória Maria no Globo Repórter

Relembre viagens pelo mundo feitas por Glória Maria no Globo Repórter

Sandra Annenberg se emociona ao falar de Glória Maria: 'Ela é um mito'

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, lembrou: “Nos despedimos de Glória Maria no dia da Rainha das Águas, Iemanjá. (...) Ela deixa um legado imenso, inaugurou um estilo próprio e conquistou, com muito talento e trabalho, um lugar de destaque no jornalismo nacional e internacional”.

Estilo marcante nas reportagens e nas entrevistas. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que “o jornalismo de Glória Maria tinha marca inconfundível.”

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, escreveu: “Ela abriu caminhos para outras mulheres negras e lutou pela diversidade e representatividade na mídia”.

“Uma grande perda para o jornalismo brasileiro”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Glória Maria era versátil, fez todo tipo de cobertura e se tornou um símbolo do Rio. O prefeito da cidade, Eduardo Paes, a definiu como uma “mulher à frente de seu tempo. Uma mãe exemplar de duas lindas meninas. Um ser humano com o coração do tamanho do mundo. O sorriso mais lindo do Brasil! Uma carioca apaixonada pelo Rio!”

O governador do Rio, Cláudio Castro, declarou: “Todos precisam saber da história da menina humilde, nascida no Rio de Janeiro, que com muita garra e determinação lutou contra o preconceito, as dificuldades, e alcançou lugares altos”.

Uma referência pela força da mulher e pelo combate ao racismo. A primeira-dama, Janja da Silva, disse que “Glória Maria quebrou paradigmas. Será para sempre exemplo de talento e coragem.”

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, escreveu: “Por meio século, nos acostumamos a ver uma mulher forte, que enfrentou preconceito social e racial, reportando as principais notícias do Brasil e do mundo. Farão falta ao país o carisma, a clareza e a competência”.

Contando muitas histórias, Glória Maria fez história. Um exemplo e inspiração para várias gerações.

Rede Globo vai reapresentar Globo Repórter sobre Hong Kong e Macau, com Glória Maria, na tarde desta sexta-feira (3)

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania