Calendario IPVA 2024

Livreto infantil gratuito busca conscientização sobre as tartarugas marinhas

Por Redação em 18/06/2020 às 13:07:01

Material foi desenvolvido pelos integrantes do Projeto Iurukuá, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Livreto infantil gratuito ensina crianças sobre a vida das tartarugas marinhas

Divulgação Proketo Iurukuá

Você sabia que as sete espécies de tartarugas marinhas que existem no mundo estão, em diferentes níveis, ameaçadas de extinção?

Preocupados com o futuro desses animais, um grupo de estudantes de biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiu criar, em 2017, o Projeto Iurukuá.

É um projeto de educação ambiental e conservação de tartarugas marinhas na região de Macaé e Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. Realizamos oficinas, visitamos praias e escolas públicas para passar informações, principalmente para as crianças, e tentar salvar as espécies

Os alunos do projeto educacional Iurukuá visitam escolas públicas para ensinar às crianças informações sobre as tartarugas marinhas.

Divulgação Proketo Iurukuá

Com a pandemia do novo coronavírus, as atividades precisaram ser interrompidas. Mas como conseguir continuar contribuindo para o propósito do grupo? A solução foi a criação de um livreto online totalmente gratuito que tem o objetivo de entreter e ao mesmo tempo educar a criançada.

"Nós já tínhamos a ideia de nos fortalecer nas mídias digitais, a quarentena acabou acelerando o processo. Os alunos desenvolveram toda a história da tartaruga 'Kuá' e conseguiram, de forma lúdica, misturar brincadeiras e informações", esclarece Albano.

O material pode ser acessado através do link e impresso para facilitar as atividades. Inclui caça-palavras, jogo da memória, palavras-cruzadas e desenhos para pintar, que contam um pouco mais sobre as cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil.

Jogo dos sete erros é uma das atividades do livreto criado por alunos de biologia da UFRJ.

Divulgação Proketo Iurukuá

O livreto está sendo um sucesso e o plano agora é desenvolver outros conteúdo para formar um ebook. "Já temos mais histórias e estamos ansiosos para um criar algo mais completo. Temos a ideia também de, mais pra frente, utilizar a gráfica da universidade e fazer com que o o material seja acessível para o maior número de crianças possíveis", finaliza o professor.

Descubra algumas curiosidades sobre as tartarugas marinhas.

Arte TG/Arquivo Pessoal

Como salvar as tartarugas?

De acordo com o professor de zoologia da UFRJ Vinícius Albano, a forma mais fácil para ajudar as tartarugas é ter cuidado com o lixo, principalmente o plástico.

"O plástico é terrível e acaba matando muitas tartarugas que consomem o material. Não importa se você vive no litoral ou não, diminua a quantidade de lixo que produz e faça a reciclagem correta do que usar, impedindo que a poluição chegue aos oceanos", explica.

Outra grande ameaça é a pesca. "Além dos poluentes, muitas tartarugas são vítimas de redes de pesca e de embarcações, chegando mortas às praias. É preciso um trabalho de conscientização para quem vive e trabalha com o mar", diz Albano.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania