Calendario IPVA 2024

Anielle Franco, irmã de Marielle, assume como ministra da Igualdade Racial

Por Redação em 11/01/2023 às 18:55:15
Na mesma cerimônia, tomou posse a líder indígena Sonia Guajajara, que assumiu o Ministério dos Povos Indígenas. Anielle Franco assumiu nesta quarta-feira (11) o cargo de ministra da Igualdade Racial durante cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nova ministra é jornalista, escritora, educadora e ativista dos direitos das mulheres e dos negros, além de ex-jogadora de vôlei.

A nova comandante do ministério é irmã de Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 14 de março de 2018.

Na mesma cerimônia, no Palácio do Planalto, também tomou posse Sonia Guajajara, que comandará o Ministério dos Povos Indígenas.

Anielle Franco foi anunciada por Lula como nova ministra da Igualdade Racial em 22 de dezembro e foi nomeada pelo presidente em 1º de janeiro.

Anielle nasceu na Maré, conjunto de comunidades na Zona Norte do Rio de Janeiro. É bacharel em Jornalismo e em Inglês pela Universidade Central da Carolina do Norte, bacharel-licenciada em Inglês/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestra em Jornalismo e em Inglês pela Universidade da Flórida A&M e doutoranda em linguística aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Veja perfil

A cerimônia de posse das ministras Anielle Franco e Sonia Guajajara estava prevista para segunda-feira (9), mas foi adiada em razão dos estragos deixados por bolsonaristas radicais que invadiram o Planalto e outros prédios da esplanada no último domingo.

Prioridades

Como antecipou a repórter Fernanda Rouvenat, da GloboNews, o Ministério da Igualdade Racial pretende concluir nas próximas semanas o planejamento estratégico da pasta e já lista algumas prioridades em áreas específicas.

Na educação, o principal foco do ministério sob o comando de Anielle Franco será a ampliação, fortalecimento e efetividade das Leis de Cotas no Ensino Superior, na Pós-Graduação e no Serviço Público.

O objetivo do novo ministério será atuar de forma transversal com outras pastas do governo, como o Ministério da Justiça, dos Direitos Humanos, da Saúde, da Cultura e das Mulheres.

Políticas voltadas para a saúde da população negra também estão no topo da lista de prioridades, assim como a retomada do plano Juventude Negra Viva - uma iniciativa para reduzir a vulnerabilidade da juventude negra - e políticas para as comunidades quilombolas nos diferentes ministérios.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania