Calendario IPVA 2024

Mãe de gêmeos aos 54 anos falou sobre sonho realizado um dia antes de morrer: 'amor sem fronteiras'

Por Redação em 22/12/2022 às 05:18:40
Rosemeire Aparecida Ribeiro morreu em Santos, no litoral de São Paulo, vítima de uma parada cardíaca. Um dia antes de morrer ela conversou com o g1 sobre a realização de ter conseguido ser mãe. Rosemeire Aparecida Ribeiro, de 54 anos, morreu uma semana após realizar o sonho de ser mãe

Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

A aposentada Rosemeire Aparecida Ribeiro morreu, aos 54 anos, uma semana após dar à luz gêmeas e realizar o sonho de ser mãe. Ao g1, ela concedeu uma entrevista um dia antes de ter passado mal e, em um de seus últimos registros, relatou a emoção pelo nascimento das filhas Aylla e Antonella.

A mulher morreu vítima de uma parada cardíaca, em Santos, no litoral de São Paulo, pouco depois de dar entrada em um hospital relatando falta de ar. As crianças nasceram no último dia 12 de dezembro, no Hospital São Lucas, no mesmo município. Segundo a família, elas estão saudáveis.

"Sempre sonhei com isso [ser mãe] e achava que, um dia, aconteceria. O tempo estava passando, mas tinha aquilo dentro de mim, dizendo que aconteceria de alguma forma. É muito gratificante. É um amor sem fronteiras", contou Rosemeire.

Aposentada morre após dar à luz a gêmeos, aos 54 anos, no litoral de São Paulo

Arquivo Pessoal e Aleksander Ferraz/A Tribuna Jornal

A gravidez

Rosemeire contou que não tinha pressão alta ou diabetes, além de ter ressaltado o cuidado com cada exame feito antes de engravidar. Segundo ela, a decisão pela fertilização 'in vitro' foi tomada junto com o marido, o controlador de acesso Alexandre Carvalho, de 49 anos, assim que foi 'liberada' nos 'testes'.

"Minha família me apoiou muito, não tive problema nenhum [sobre isso]. Todo mundo ficou muito feliz", explicou a mulher que, no momento da entrevista, estava com as filhas, na casa onde morava, no bairro Vila Margarida, em São Vicente, também no litoral paulista.

Rosemeire morreu uma semana após realizar o sonho de ser mãe

Arquivo Pessoal

Durante a entrevista, a aposentada explicou também sobre as mudanças no próprio corpo e a decisão pela gravidez. "No geral, graças a Deus, foi muito tranquilo. É claro que o corpo vai mudando por conta de uma 'coisinha ou outra'. Os hormônios vão 'explodindo' de alguma forma, mas, sobre alterações em exames ou algo do tipo, nada. Dessa forma, eu decidi fazer. Se eu tivesse esses problemas, aos 54 anos, não traria uma criança [ao mundo] para sofrer".

A mulher contou ainda que, nos últimos três meses, passou a ficar mais 'inchada', mas acrescentou que a situação também teve acompanhamento médico e, por isso, não a preocupava. "O inchaço nas pernas é normal no final da gestação. Tínhamos a preocupação de trombose, mas fiz exames, pois o meu médico queria que fizéssemos tudo certinho, e não deu nada".

Leia também:

Mulher de 54 anos passa mal e morre uma semana após dar à luz gêmeas em SP

Médicos explicam parada cardíaca, causa da morte de aposentada de 54 anos

O que dizem os médicos

O g1 ouviu, na última quarta-feira (21), dois médicos cardiologistas que falaram sobre a causa da morte de Rosemeire: parada cardíaca. "De acordo com Marcelo Pilnik, trata-se da "consequência de uma arritmia cardíaca".

O médico Rider Nogueira de Brito Filho, por sua vez, acrescentou que, 'atrás' de uma parada cardíaca, pode existir uma questão patológica, ou seja, relacionada a doenças, ou "qualquer coisa que esteja agredindo de forma muito intensa no organismo da pessoa, que acaba causando a morte".

O profissional explicou, ainda, o conceito de gestação de risco. "No caso em questão, qualquer gestação acima dos 35 anos, ou abaixo dos 15, é considerada dessa forma. Além disso, podemos citar a presença de conflitos familiares, situação conjugal instável, uso de drogas ilícitas, álcool, fumo, riscos ocupacionais, entre outros, acabam levando a gente a considerar uma gestação de risco".

Rosemeire Aparecida Ribeiro deu a luz às gêmeas Aylla e Antonella

Arquivo Pessoal

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023