Calendario IPVA 2024

Brasileiro fanático pelos 'hermanos' torce por semifinal entre Brasil e Argentina

Por Redação em 09/12/2022 às 05:06:20
Robério Silva coleciona itens do futebol argentino, estudou espanhol e viajou para o país de Maradona para torcer pelo clube do coração: o River Plate. Brasileiro é torcedor fanático do futebol argentino há 20 anos

Arquivo pessoal

O professor de espanhol Robério Silva é brasileiro nato. Nasceu em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Mas alimenta uma paixão diferenciada quando o assunto é futebol. Ele torce pelos "hermanos". Para quem não conhece o termo que se popularizou no esporte na década de 1960 e 1970, estamos falando da Argentina.

“Essa paixão começou em 2002. Eu era muito fã do Gabriel Batistuta e na copa descobri que ele jogava pela Argentina. Pela identificação com ele, comecei a torcer pela seleção argentina. Desde lá o interesse foi aumentando.”

A partir da Copa de 2002, ele começou a acompanhar a seleção argentina em várias competições e também os campeonatos nacionais. Foi aí que surgiu uma paixão, pelo time River Plate.

Ele coleciona camisas da seleção argentina e do River Plate, além de outros objetos como mochilas, bandeiras, cornetas, enfeites e até máscara de proteção facial.

O interesse não ficou apenas no futebol. Roberto resolveu também ampliar o conhecimento sobre os costumes e a cultura argentina. Fez cursos e até se formou em Letras/Espanhol.

"Em 2014 comecei a estudar espanhol por causa da Argentina e em 2016 fui fazer a faculdade de Letras Espanhol e o meu trabalho de conclusão do curso foi sobre literatura argentina, com foco em uma obra do escritor Julio Cortázar."

Robério Silva coleciona itens relacionados ao futebol argentino

Arquivo pessoal

E este ano realizou um sonho, visitar o país. Ele fez intercâmbios em janeiro e em julho. Visitou pontos culturais em Buenos Aires, fez amigos que até se surpreenderam por ele gostar tanto da Argentina. E ainda assistiu um jogo no Monumental de Núñez, estádio do River Plate.

“Quando eu fui lá fazer intercâmbio em Buenos Aires, aumentou ainda mais essa paixão. Assisti a jogo no estádio do River Plate, para mim foi a realização de um sonho. Aqui no Brasil nunca tive uma paixão por times brasileiros. Eu só vim sentir essa paixão de torcedor quando comecei a acompanhar o futebol argentino. Eu sou um brasileiro de coração argentino”, disse.

Rivalidade com os brasileiros

E a rivalidade entre brasileiros e argentinos ele diz que "tira de letra". A expectativa é por uma semifinal entre Brasil e Argentina na Copa do Mundo.

“As críticas fazem parte. Eu gosto de brincar com os meus alunos, com os colegas. Às vezes eu sou mal interpretado também. Mas eu levo na brincadeira, na esportiva. E a gente sabe da importância do futebol brasileiro e do argentino nessa paixão mundial.”

E para esse jogo, a torcida ele não esconde. É pela albiceleste.

"Sou indiferente com relação à seleção brasileira. O Brasil já tem tantas copas. A Argentina passou por tanta coisa, pela perda do Maradona. Seria uma reparação futebolística essa conquista da Copa 2022", afirma.

Fanático pelo futebol argentino, Robério Silva visitou o país vizinho para admirar o futebol dos 'hermanos' presencialmente

Arquivo pessoal

Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023