Calendario IPVA 2024

Covid-19: comitê indica necessidade de aumentar a cobertura vacinal no AP e governo recomenda uso de máscaras

Por Redação em 23/11/2022 às 14:21:39
Estudo indica que estado teve alta de 1.263% nos casos positivos em duas semanas. Governo publica decreto sugerindo o uso de máscaras em ambientes fechados

Leonardo Barreto/ g1

Com um aumento de 1.263% de casos positivos de Covid-19 no Amapá registrados em duas semanas, o governo do Estado publicou decreto recomendando que a população use máscaras em ambientes fechados. A medida não é obrigatória.

O texto foi divulgado com base no parecer do comitê científico do Centro de Informações e Emergência em Saúde Pública (Cievs). O relatório também descreve o aumento de pessoas hospitalizadas, maioria crianças, e baixa cobertura vacinal contra a doença.

O decreto do governo cita a recomendação da utilização do acessório de proteção facial para as repartições públicas, transportes coletivos e demais locais públicos e privados fechados que possam gerar aglomeração de pessoas.

Crianças hospitalizadas

No parecer do Cievs nas duas semanas em que os dados foram levantados, houve também o aumento de 1.100% no número de pessoas hospitalizadas. O registro mostra que grande parte das internações são de pessoas que não tomaram nenhuma dose das vacinas contra a Covid.

"80% dos 35 pacientes hospitalizados por Covid-19 de 1º a 17 de novembro não tomaram nenhuma dose da vacina e 20% tomaram a 2º ou a 3ª doses do imunizante. Apenas um paciente tomou a quarta dose", informou o Centro de Informações.

O Cievs alertou que 74% desses pacientes são crianças, a maioria, 71%, menores de 4 anos e 3% são crianças de 5 a 11 anos. Os dados foram levantados no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).

O registro de atendimentos de crianças com sintomas de Covid também aumentou nas Unidades Básicas de Saúde de Macapá (UBSs) e no Pronto Atendimento Infantil (PAI), segundo o parecer.

De acordo com a pasta de Enfrentamento à Covid da Secretaria de Saúde do Amapá (Sesa), os resultados dos dados reforçam a necessidade de manter o esquema vacinal atualizado como medida de proteção contra a Covid-19.

No Amapá, o Cievs informou que a cobertura vacinal na faixa etária de 3 a 11 anos ainda é baixa. Apenas 44,91% tomaram a primeira dose e 26,14% foram imunizados com a segunda.

Baixo registro de mortes

Mesmo com o aumento de casos positivos e internações, o parecer do Cievs acrescentou que há estabilidade no número de mortes causadas pela Covid no Amapá. As informações computadas pelo centro indicam que não houve registro óbitos nos meses de setembro e outubro.

Em novembro, até o dia 17, uma morte foi registrada. Era um paciente oncológico que estava internado no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) e foi diagnosticado com a doença do novo coronavírus.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023