Calendario IPVA 2024

Corpus Christi de São Gonçalo, no RJ, terá 'tapete virtual' e missas pela internet

Por Redação em 11/06/2020 às 03:16:52

Tapete feito com sal e serragem, que costuma ter 1,5 km de extensão, vai ser substituído por vídeo com desenhos feitos em papel. Missa será transmitida às 17h, por redes sociais. O tapete de sal, uma tradição de 26 anos na celebração de Corpus Christi em São Gonçalo, este ano será virtual, com desenhos feitos em papel

Carlos Brito/G1 Rio

A pandemia do coronavírus, que faz igrejas e devotos se adaptarem a novos ritos, volta a mexer com outra tradição religiosa no estado: a celebração de Corpus Christi, nesta quinta-feira (11). Pela primeira vez, em 26 anos, os tapetes de sal de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, serão virtuais.

Para manter as regras de distanciamento social e evitar aglomerações, a Arquidiocese de Niterói vai realizar a celebração eucarística, às 17h, pela internet e pelo Facebook.

O arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, vai presidir à cerimônia na Catedral de São João Batista, junto com o bispo de Nova Friburgo, Dom Luiz Ricci, o arcebispo emérito, Dom Frei Alan, e os padres Wallace e Isaías. A celebração será a portas fechadas.

Após a missa, os religiosos seguem em procissão na nave da catedral até a Capela do Santíssimo, onde haverá a adoração ao Santíssimo Sacramento. E, ao final da cerimônia, será transmitida a exibição dos tapetes virtuais.

Desenhos dos tapetes

Para não deixar uma tradição se apagar, Dom José Francisco convocou os fiéis a enviar os desenhos dos tapetes, que normalmente são confeccionados com sal, serragem, pó de café e grãos, no asfalto, em São Gonçalo. E o pedido foi atendido por dezenas de pessoas, paróquias e comunidades pastorais, que enviaram fotos e vídeos pequenos dos desenhos em papel pela internet até a segunda-feira (8).

Desta forma, segundo Dom José Francisco, todos podem participar, fazer suas homenagens sem precisar sair de casa e respeitando as regras sanitárias para combater a pandemia.

O tapete de sal de São Gonçalo, segundo a Arquidiocese de Niterói, é o maior da América Latina em extensão. Normalmente é confeccionado durante a noite e madrugada para homenagear Corpus Christi. Mas este ano, esse trabalho vai ser transferido para o papel.

Em 2019 - quando a decoração para a celebração religiosa completou 25 anos na cidade - foram usados 200 sacos de cem litros de serragem, 50 toneladas de sal, para confeccionar 241 tapetes, ao longo de 1,5 quilômetro de extensão.

Initial plugin text

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023