Calendario IPVA 2024

Fim de semestre: Como organizar os estudos para as provas finais

Por Redação em 20/10/2022 às 15:23:50
O segredo é estudar todos os dias para não deixar a matéria acumular. O final do semestre está próximo e, com ele, o temido período das provas. Para não bater aquele desespero, o segredo é se planejar para estudar um pouco a cada dia, não deixando a matéria acumular. Segundo a professora do Ensino Superior, Marilane Mendes Cascaes da Rosa, dessa forma, a avaliação se transforma em apenas mais um momento de aprendizagem na rotina do estudante.

"A nota não pode ser o fim, afinal não se deve estudar apenas com esse objetivo. Haverá outras situações da vida que você precisará desse conhecimento, nesse sentido, é fundamental que tenha aprendido", destaca Marilane.

1- Planejamento é fundamental

É fundamental que, ao longo do ano, o estudante consiga seguir um planejamento de estudos, assim, no final do ano será mais fácil lidar com o acúmulo de atividades e conteúdos a serem estudados.

> NSC lança Guia para auxiliar estudantes a alcançar bons resultados nas provas

"Os conteúdos trabalhados em sala de aula precisam ser estudados em casa e todos os dias, da mesma forma que exercitados. Não se estuda na véspera da prova. Igualmente, as tarefas devem ser realizadas no dia em que foram dadas", explica Marilane.

Dessa forma, o segredo é fazer um cronograma das disciplinas a serem estudadas e o tempo diário dedicado a cada uma delas. Certamente, para algumas delas será necessário um tempo maior do que para outras, pois as competências a serem desenvolvidas são distintas.

2- Reserve momentos de lazer na rotina

O estudante precisa ter rotina, mas também prever momentos para sair dela. Segundo Marilane, não é produtivo, sobretudo para crianças e adolescentes, ficar, por exemplo, 4 horas estudando e não prever nenhum momento de pausa. "As pausas contribuem para uma melhor aprendizagem. No período dedicado aos estudos, preveja disciplinas de áreas distintas", sugere a professora.

3- Não fuja das matérias que você tem mais dificuldade

É comum que os estudantes que possuem dificuldades em determinadas áreas queiram fugir delas e, segundo a professora Marilane, isso é um erro. "É aí que o estudante precisa buscar alternativas diferentes para despertar o gosto e não perder o foco. Os bons resultados vêm com dedicação e empenho de cada um", destaca.

> Redação pode valer um notebook; Saiba como participar do Concurso do Guia do Estudante

No entanto, se passou o ano e o estudante não fez isso, agora é hora de focar naquelas disciplinas que têm mais dificuldades e fazer um cronograma de estudos especialmente para elas.

"Se acha que sozinho não consegue, peça ajuda para um outro colega ou uma pessoa mais experiente. Talvez seja necessário alguém para ajudá-lo, um professor particular, por exemplo, ou um colega de sala que tenha um maior domínio daquele conteúdo", sugere a professora.

4- Não existe uma forma correta de estudar

Cada estudante tem uma maneira para estudar, por isso, é preciso que cada um encontre sua melhor forma de aprender. Porém, a professora Marilane cita algumas formas de estudar que costumam ter bons resultados, como, por exemplo, estudar o que o professor já compartilhou nas aulas, sejam as leituras, slides de aula e atividades.

> Na escola: como se tornar o profissional do futuro o quanto antes

"Rever o material destacando os pontos essenciais ajuda na síntese do conteúdo. Há aqueles que utilizam marcadores, post-it, fazem resumos, mapas mentais... Os exercícios servem para verificar os aspectos que merecem atenção ou que não foram compreendidos, principalmente nas disciplinas de cálculos", destaca.

Após esse primeiro momento, é importante que o estudante questione o professor sobre os pontos que não compreendeu e as dúvidas que ficaram. Além disso, a autonomia diante da aprendizagem é fundamental, assim, é preciso ir em busca de outras fontes, tais como outras leituras, videoaulas, outros exercícios, jogos, práticas e métodos que contribuirão para que o conteúdo possa ser aprendido.

5- Tenha um bom lugar de estudos

O lugar utilizado para o estudo é também relevante. Ele precisa ser confortável, tranquilo, aconchegante e prazeroso, ou seja, o estudante precisa gostar de estar ali, sentir-se estimulado para querer aprender. Dessa forma, escolha um local calmo, silencioso, confortável e bem iluminado para estudar. Evite ficar perto de distrações nessa hora.

Acesse o canal Guia do Estudante e fique por dentro de mais dicas como essa.

Leia também

O que leva você para o futuro?

Guia de redação: O que é preciso saber antes de escrever a redação perfeita

A importância da saúde mental na preparação para o Enem e vestibulares

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania