Calendario IPVA 2024

História de Dias Gomes, dramaturgo criador de "Roque Santeiro", é tema de exposição em SP

Por Redação em 20/10/2022 às 03:22:46
A mostra vai até janeiro de 2023 e conta com mais de 170 itens que relembram a vida e obra de Dias Gomes, um dos maiores dramaturgos do Brasil e autor de novelas de sucesso. História de Dias Gomes, dramaturgo criador de "Roque Santeiro", é tema de exposição em SP

O Itaú Cultural, em São Paulo recebe, a partir desta quinta-feira (20), uma exposição sobre Dias Gomes, um dos maiores dramaturgos da história do Brasil e autor de novelas de enorme sucesso, como "Roque Santeiro" (1985).

“A exposição em si, está incrível. Ela tem mais de 170 itens, coisas originais. Nós temos a primeira máquina que o meu pai usou para escrever, fardão da Academia Brasileira de Letras, manuscritos originais, cartas que ele trocou com amigos, como Jorge Amado, e cortes que a censura fez. São muitas coisas que estão disponíveis”, conta a filha de Dias, Mayra Dias Gomes, que também é escritora.

Baiano, Dias Gomes se mudou para o Rio de Janeiro ainda criança e completaria 100 anos nesta quarta-feira (19).

A mostra vai até janeiro e destaca vários momentos da vida e da carreira do autor, como o grande sucesso "O Pagador de Promessas", peça teatral escrita em 1959 e adaptada ao cinema em 1962 – foi o único filme brasileiro que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França.

A exposição também traz personagens que, até hoje, são queridinhos do público, como João Gibão e Odorico Paraguaçu. Além de Sinhozinho Malta, de Roque Santeiro, novela censurada em 1975, exibida só 10 anos depois.

“O Dias teve uma obra muito extensa e uma preocupação em mostrar o Brasil e o povo brasileiro de uma maneira muito realista, sempre. Então, não é à toa que a gente assiste uma obra dele tantos anos depois e consegue encontrar uma identificação, uma realidade com o país como ele está hoje”, explica Onora Kety Nassar, coordenadora de audiovisual do Itaú Cultural.

Criativo, crítico e inquieto, quando questionado sobre o motivo pelo qual gostava de escrever, Dias Gomes dizia: “Tenho necessidade do teatro, da dramaturgia, da mesma forma que tenho necessidade do ar”.

Veja mais detalhes da exposição no vídeo acima.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania