Calendario IPVA 2024

TSE reduz transparĂȘncia sobre bens de candidatos; entidades criticam decisão

Por Redação em 02/08/2022 às 17:24:23
Tribunal Superior Eleitoral retirou informações sobre os bens de candidatos na divulgação dos primeiros dados da eleição deste ano. Corte espera decisão da Justiça Eleitoral para definir se retoma informações. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) parou de divulgar parte das informações sobre os bens dos candidatos das eleições de 2022 em seu site. Entre os dados retirados, estão nomes de empresas e detalhes sobre imóveis e outras propriedades.

Ao g1, o TSE informou que retirou as informações com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A decisão da remoção não é final e espera o julgamento de uma ação, que estĂĄ em andamento no tribunal e não tem previsão de ser encerrado.

Um grupo de cinco entidades ligadas à transparĂȘncia enviou carta ao TSE na segunda-feira (1Âș) criticando a retirada das informações. Elas pedem "retomada imediata da divulgação".

"Consideramos tratar-se de um grave retrocesso na transparĂȘncia das candidaturas e do processo eleitoral – que, se jĂĄ seria crĂ­tico em um contexto de normalidade, é inadmissĂ­vel na conjuntura atual, quando pode servir de argumento a questionamentos da lisura das eleições no paĂ­s", escreve a nota.

Assinam a carta: Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa, Fórum de Direito de Acesso a Informações PĂșblicas, InternetLab - Pesquisa em Direito e Tecnologia, Open Knowledge Brasil e TransparĂȘncia Brasil.

Até o Ășltimo pleito, em 2020, o TSE divulgava trĂȘs informações sobre bens de postulantes a cargos pĂșblicos: tipo de bem (veĂ­culo automotor, terreno, cota em empresa etc), descrição do bem (chĂĄcara de 2 hectares, cabeças de gado etc) e o valor do bem. Agora, a descrição do bem aparece como "não disponĂ­vel".

Segundo o TSE, "a não divulgação dessas informações estĂĄ em conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)".

A LGPD foi sancionada em 2018, mas entrou em vigor somente em setembro de 2020, dois meses antes da eleição daquele ano. Segundo o TSE, a lei teve impacto sob os dados eleitorais apenas no pleito de 2022.

A nota enviada ao TSE critica o uso da lei para a remoção das informações. As entidades, que participaram de uma audiĂȘncia pĂșblica do TSE no começo de junho para tratar do tema, afirmam que, na ocasião, foi demonstrada "a importância da divulgação completa dos dados de declarações de bens, ao possibilitar o controle social sobre a evolução patrimonial de candidatos(as) recorrentes e de pessoas que mantĂȘm relações com a administração pĂșblica, ainda que não eleitas".

"O Ministério PĂșblico Eleitoral, também na referida audiĂȘncia, reconheceu a relevância de contar com o apoio da sociedade em sua atividade-fim, viabilizado pela transparĂȘncia nas declarações", acrescentam.

Para o pesquisador do Centro de Estudos em PolĂ­tica e Economia do Setor Publico (Cepesp) da Fundação GetĂșlio Vargas (FGV) Arthur Fisch, a não disponibilização desses dados é negativa e pode deixar o processo eleitoral menos transparente.

"É um prejuĂ­zo, não colabora para o processo eleitoral, é um retrocesso."

Na mesma linha, a diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, Fernanda Campagnucci, diz que foi pega de surpresa com a retirada dos dados.

"Nós defendemos a manutenção da divulgação desses dados, falamos de toda a importância que esses dados tĂȘm para a transparĂȘncia eleitoral, não só das eleições, mas de todo o ambiente polĂ­tico", afirma.

Fisch cita como exemplo da importância desses dados um possĂ­vel candidato que tem vĂĄrios terrenos em uma região especĂ­fica de uma cidade e, quando eleito, passa a priorizar essa ĂĄrea, em detrimento das demais. Sem as informações detalhadas, não seria possĂ­vel identificar esse possĂ­vel conflito de interesses.

Campagnucci, por sua vez, lembra que esses dados ajudam a contrastar a declaração com a realidade. "VĂĄrias investigações jornalĂ­sticas foram feitas com base no endereço, vocĂȘ contrastar aquele dado com a realidade. Por exemplo uma mansão que estĂĄ sendo declarada como uma casa humilde", comenta.

O pesquisador do Cepesp pondera que os dados são preenchidos pelos próprios candidatos, não tem padrão e podem conter erros. Mesmo assim, diz que as informações ajudavam até mesmo na identificação de possĂ­veis erros em outras seções da base. "Por exemplo um homem que declarou ter uma fazenda de bilhões de reais e vocĂȘ via que era um erro", afirma.

Fisch defende que candidatos a cargos pĂșblicos precisam divulgar alguns dados que, em uma situação normal, não seriam publicizados, de modo a permitir que o eleitor perceba possĂ­veis conflitos de interesse.

"A LGPD precisa avançar e entender esses casos que não são dados gerais, não posso tratar dados eleitorais como trato outros tipos de dados, dados de pessoas particulares. São dados privados, mas o representante pĂșblico precisa abrir os dados para a gente entender quem ele é", explica.

Especialista em LGPD e professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), o advogado Danilo Doneda lembra que a Lei Geral de Proteção de Dados é uma legislação nova. "Falta jurisprudĂȘncia, falta assentar o entendimento de como serĂĄ aplicada, não é surpreendente que haja tantas oscilações", comenta.

Ele afirma que a LGPD foi criada para "reestabelecer o equilĂ­brio no uso de dados", favorecendo quem estĂĄ numa posição desfavorĂĄvel, como o cidadão comum que acessa a internet, mas sem provocar privilégios.

"Usar a norma para diminuir a transparĂȘncia é contraproducente e vai contra o espĂ­rito da lei. Ela não foi feita para estabelecer privilegio, mas para equilibrar poderes", diz.

Doneda acredita que, no caso de informações patrimoniais, é a transparĂȘncia, e não a privacidade, que traz o equilĂ­brio proposto pela LGPD.

Ele defende, no entanto, que ajustes sejam feitos, principalmente nos dados de pessoas que eram candidatos em eleições passadas, mas não estão concorrendo mais.

"Alguns ajustes, algumas coisas vão ter que ser feitos. Por exemplo: imagine uma situação em que o cara foi candidato em 2018, abriu o imposto de renda, declaração de bens e tudo. Só que o cara não é mais candidato hoje. Faz sentido manter todos esses dados abertos? Talvez não. Não existe mais motivo para continuar expondo aqueles dados", afirma.

Campagnucci concorda que é necessĂĄrio fazer "refinamentos" na aplicação da lei, removendo, por exemplo, os dados da placa de um carro. Ela defende, no entanto, a manutenção de dados históricos, alegando que a janela de interesse pĂșblico desses dados é mais ampla que a eleição atual.

"A janela de interesse não é só das pessoas que estão disputando cargos, porque a vida pĂșblica das pessoas que tiveram cargos pĂșblicos, que foram eleitas em anos anteriores, ela tem um impacto depois. A gente poder olhar para o histórico é tão importante quanto a gente olhar para o presente" diz.

"Pode não ser candidato, mas ela pode ter influĂȘncia, ocupar cargos no executivo, sem necessariamente ser um mandato eletivo. A nossa posição é que ela tenha essa janela de interesse ampliada", acrescenta.

Candidato pediu retirada de dados

De acordo com o TSE, o tribunal espera o julgamento do caso do candidato à prefeitura de TrĂȘs Barras do ParanĂĄ (PR), Jhonatan Felipe Laurindo (PP), em 2020, para definir se retoma ou não a divulgação dos dados.

Na ação protocolada na Justiça Eleitoral, Laurindo pediu que o TSE oculte do sistema DivulgaCandContas dados que, segundo ele, seriam informações não divulgĂĄveis por serem de cunho pessoal e patrimonial.

A solicitação foi analisada em junho deste ano, mas o ministro Edson Fachin pediu vista. Na ocasião, o magistrado disse que o caso "projeta a matéria num dos horizontes mais sensĂ­veis à anĂĄlise que estĂĄ sendo feita para propor de maneira abrangente uma regulamentação de todas essas questões no âmbito da Justiça Eleitoral".

Não hĂĄ prazo para o julgamento ser encerrado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023