Calendario IPVA 2024

Com cerca de 2,2 mil habitantes, Ribeirão dos Índios completa 25 anos sendo uma cidade acolhedora

Por Redação em 02/08/2022 às 17:24:20
História da cidade tem início em 1922 com o retalhamento de pequenas glebas de terras de um latifúndio. História da cidade tem início em 1922 com o retalhamento de pequenas glebas de terras de um latifúndio.

Cedida

O município de Ribeirão dos Índios (SP) completa, neste sábado (6), 25 anos de emancipação político-administrativa. Com cerca de 2.220 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade é orgulho dos moradores por ser conhecida como acolhedora.

No ano de 1922, existiam latifúndios que conservavam, praticamente intactas, a extensa mata tropical, onde apenas existiam estreitos picadões de uma propriedade a outra e serviam de meios de ligação.

Dentre estes latifúndios, existia um no Vale do Rio do Peixe, de propriedade do Coronel João Gomes Martins. De nacionalidade portuguesa, Martins nasceu na Ilha da Madeira, no dia 18 de dezembro de 1887 e faleceu em 10 de setembro de 1937 na cidade de São Paulo (SP). No fim de 1922, Martins inicia o retalhamento de pequenas glebas de terras de sua propriedade situadas ao longo do Ribeirão dos Índios, afluente do Rio do Peixe.

O primeiro homem a fixar-se nas terras, compreendidas entre os Córregos do Arco, Arapuá e Ribeirão dos Índios, foi Antônio Feitor. Ele estabeleceu-se nas terras, vencendo inúmeros obstáculos, penetrou pelas margens do Ribeirão Claro, através de exígua picada aberta na mata virgem, até atingir o local onde ergueu seu primitivo rancho. Tal fato ocorreu nos últimos meses do ano de 1922.

Abatendo alguns alqueires da espessa mata, semeou as primeiras culturas e tratou de lançar ao solo o Capim Jaraguá, formando a primeira invernada. A denominação ?Jaraguá? homenageia a primeira vegetação ali plantada pelas mãos de Antônio Feitor e permanece até os dias de hoje.

Após cerca de dois anos da permanência de Antônio Feitor naquele local, inicia-se a chegada dos primeiros colonos, que adquirirem pequenas glebas ao preço de 150 réis o alqueire paulista, da Colonizadora João Gomes Martins, esses colonos vindos da Zona Velha do Estado, onde predominam os de origem italiana ou descendentes, principalmente vindos de Pitangueiras, Itajobi, Viradouro e da Zona Mogiana. Chegaram portanto as famílias de João e José Basso, Domingos Grilo, Carlos Crepaldi, Ermínio e Francisco Cancian, Benjamin Cacheffo, Domingos Scalon, Vicente Zanutto, Manoel Real, irmãos Bortolan, Joaquim da Costa e Jácio Cotrin, integraram a primeira grande leva de colonizadores de Ribeirão dos Índios, com o passar dos meses integraram-se mais outras famílias, das famílias Marin, Volpe, Icheco e Silvestre.

Com cerca de 2,2 mil habitantes, Ribeirão dos Índios completa 25 anos sendo uma cidade acolhedora.

Cedida

Em virtude da necessidade de terem uma melhor comunicação com o Município Sede, Santo Anastácio (SP), pois até então só existia uma estreita picada através da mata, aqueles colonizadores, em 1924, sentem a necessidade da construção de uma estrada, o que conseguem através da cotização entre os próprios colonizadores daquela região.

Naquela área, nas cabeceiras do Ribeirão dos Índios, surge no ano de 1925, um pequeno povoado de mesmo nome, devido ao principal rio que o banha, o nome portanto, surpreendentemente nos faz nos lembrar de aborígenes, porém não condiz com a realidade, tendo em vista que não encontrou-se até hoje algum objeto que comprovasse sua existência.

Pela Lei nº 2.793, de 26 de dezembro de 1936, tal povoado foi elevado a distrito do Município de Santo Anastácio, pelo Doutor Armando Sales de Oliveira.

A condição de Distrito permaneceu até 1995, devido a uma grande luta da população por sua emancipação político-administrativa, onde fizeram uma expedição, rumo à Capital do Brasil, tendo como presidente da expedição Gecildo Antônio Volpe, dentre outros que se empenham bravamente para realizar o sonho dos moradores de Ribeirão dos Índios.

Através da Lei nº 9.330, de 27 de dezembro de 1995, assinada pelo então Governador Mário Covas, o Distrito de Ribeirão dos Índios passou a ser município.

Ribeirão dos Índios completa 25 anos sendo uma cidade acolhedora

Cedida

O município de Ribeirão dos Índios conta com uma área de 179 km², localizado a oeste do Estado de São Paulo, divisando-se com os municípios de Emilianópolis, Piquerobi, Dracena e Junqueirópolis.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ribeirão dos Índios, pela lei estadual n° 2.793, de 26 de dezembro de 1936, subordinado ao município de Santo Anastácio.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Ribeirão dos Índios figura no município de Santo Anastácio.

Em divisão territorial datada de 1° de julho de 1960, o distrito de Ribeirão permanece no município de Santo Anastácio.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1995.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ribeirão dos Índios, pela lei estadual n° 9.330, de 27 de dezembro de 1995, desmembrado do município de Santo Anastácio. Sede no antigo distrito de Ribeirão dos Índios. Constituído do distrito sede. Foi instalado em 1° de janeiro de 1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito Sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Com cerca de 2,2 mil habitantes, Ribeirão dos Índios completa 25 anos sendo uma cidade aco

Parabéns Ribeiríndios! ??

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023