Calendario IPVA 2024

Por problemas técnicos, governo atrasa divulgação de dados de abril sobre empregos

Por Redação em 03/06/2022 às 12:40:45
Informações do Caged deveriam ter sido divulgadas na última segunda-feira (30). Expectativa agora é que os dados sejam apresentados na semana que vem. O Ministério do Trabalho e da Previdência atrasou a divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativos ao mês de abril, em razão de problemas técnicos.

O cronograma oficial mostrava que o resultado deveria ter sido divulgado na última segunda-feira (30), mas o governo informou que a Dataprev, empresa pública que fornece soluções de tecnologia da informação e comunicação, teve de realizar um novo processamento dos dados "após análises e verificações nas bases de dados utilizadas".

De acordo com o Ministério do Trabalho, os dados foram repassados pela Dataprev somente na última terça-feira (31). Entretanto, as informações ainda precisam ser consolidadas pelos técnicos da pasta. A previsão é de que a divulgação aconteça na próxima semana, ainda sem data definida.

Resultado de março

Em março, último dado divulgado, o Brasil gerou 136,1 mil empregos com carteira assinada. Houve queda comparação com o mesmo mês de 2021, quando foram criados 153,4 mil empregos formais.

Em março de 2020, no início dos efeitos da pandemia da Covid-19 na economia, foram fechadas 295,1 mil vagas com carteira assinada.

A comparação dos números com anos anteriores a 2020, segundo analistas, não é mais adequada porque o governo mudou a metodologia no início do ano passado.

Já no primeiro trimestre deste ano, os números oficiais mostram que foram criadas 615,2 mil vagas de emprego formal, também com recuo frente ao mesmo período do ano passado (+ 805,1 mil empregos).

Caged x Pnad

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados consideram os trabalhadores com carteira assinada, isto é, não inclui os informais.

Com isso, os resultados não são comparáveis com os números do desemprego, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad).

Os números do Caged são coletados das empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada, enquanto que os dados da Pnad são obtidos por meio de pesquisa domiciliar e abrangem também o setor informal da economia.

Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 10,5% no trimestre encerrado em abril, para o menor nível desde 2016, mas a falta de trabalho ainda atinge 11,3 milhões de brasileiros.

VÍDEOS: veja mais notícias de economia

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania