Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral

Porsche 718 Boxster GTS: primeiras impressões



Para os mais conservadores, um esportivo que se preze deve ter motor grande e, de preferência, câmbio manual. Este Porsche contraria tudo isso. Porsche 718 Boxster GTS

Celso Tavares/G1

Para os mais conservadores, um esportivo que se preze deve ter motor grande e, de preferência, câmbio manual. O 718 Boxster GTS contraria tudo isso e carrega ainda o peso de ser um Porsche, uma das fabricantes de esportivos mais tradicionais do planeta.

O G1 andou no modelo, que parte de R$ 485 mil, para tirar a prova se o esportivo de Stuttgart também pode ocupar a garagem dos puristas.

Em sua nova geração, o modelo ganhou motor turbinado de apenas 4 cilindros. No Brasil, ele é oferecido ainda somente com câmbio automático - o eficiente PDK de 7 marchas, que fique claro.

Principais concorrentes do Porsche 718 Boxster GTS

Arte G1

(Quase) nada é de graça

Não tem como falar de um carro tão chamativo sem começar por valores. Além de custar R$ 485 mil, a unidade avaliada pelo G1 era dotada de inúmeros opcionais.

A Porsche não divulga o valor final do exemplar. Uma configuração feita no site da marca com a maioria dos itens da unidade testada alcança os R$ 553.210, sendo R$ 68.210 só de opcionais (alguns dos selecionados acrescentam outros automaticamente). Veja a lista:

Carroceria pintada no azul Miami Blue: R$ 13.587;

Bancos com inscrições GTS contrastantes: R$ 10.173;

Faróis full-LED: R$ 6.415;

Lavadores dos faróis pintados na cor do veículo: R$ 1.171;

Barras anticapotagem pintadas de preto brilhante: R$ 2.931;

Aerofólio móvel pintado em preto brilhante: R$ 2.001;

Pacote de iluminação ambiente: R$ 1.725;

Câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros: R$ 3.793;

Sistema de som Bose: R$ 6.827.

Vale dizer que as opções de personalização são muito detalhadas e podem escapar aos nossos olhos. Ou seja, a conta deve ser ainda maior.

Porsche 718 Boxster GTS

Celso Tavares/G1

'Só' 4 cilindros?

Cuidado ao subestimar o motor 2.5 de quatro cilindros do 718 Boxster GTS. São 365 cavalos de potência e 43,9 kgfm de torque combinados ao câmbio automático PDK de 7 marchas e a tração traseira.

Indo além dos números, também é sempre válido lembrar que se trata de um legítimo Porsche. Ou seja, nem se passa pela cabeça de quem está ao volante que logo atrás (o motor é central-traseiro) não há um "motorzão" de ao menos seis ou oito cilindros.

O resultado disso é um 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e uma velocidade máxima de 290 km/h.

Porsche 718 Boxster GTS

Celso Tavares/G1

As acelerações são prazerosas, tanto pela força entregue, quanto pelo ronco grave - um botão pode tornar o som ainda mais encorpado. As reduções de marcha dão direito até a "pipocos" no escapamento.

A direção obedece ao motorista de forma milimetricamente precisa e a suspensão não passa tantas "pancadas" aos ocupantes, apesar de sua natural rigidez. Assim como no escape, a suspensão também tem um botão dedicado para ficar mais firme ou macia.

Há 4 modos diferentes de condução: individual, normal, sport e sport+. O último é indicado para situações de pista por tornar o carro extremamente arisco, enquanto o individual pode reunir o melhor do que o motorista deseja entre ajustes de suspensão, câmbio, motor e direção.

Porsche 718 Boxster GTS

Celso Tavares/G1

Fácil convivência

Apesar de ser um esportivo de quase R$ 500 mil e 400 cv, o 718 Boxster GTS também pode oferecer uma convivência amigável no dia a dia.

A suspensão, que pode ser confortável, a direção leve e o porte do modelo o tornam fácil de dirigir.

Com 4,38 metros de comprimento e 1,80 m de largura, ele tem dimensões próximas de um Volkswagen Golf GTI.

O consumo também é um fator que facilita o convívio. De acordo com o Inmetro, o GTS alcança médias de 7,9 km/l na cidade e 10,3 na rodovia. Os números são muito melhores do que de uma Fiat Toro 1.8 automática, por exemplo, que faz 6,4 e 7,8 km/l, respectivamente, com etanol.

Interior mescla acabamentos de fibra de carbono, alcantara e couro

Celso Tavares/G1

Tudo isso pode ser aproveitado de um jeito mais intimista, com o carro todo fechado, ou ainda com os cabelos ao vento, abrindo a capota. Ela leva 9 segundos para se abrir ou fechar.

Talvez o único "perrengue chique" para quem nunca teve contato com um Porsche será ligar o carro. Como tradição da marca em competições, a partida sempre é dada do lado esquerdo do volante.

Equipamentos 'básicos'

A lista de itens de série não é o principal chamariz do modelo, que tem equipamentos "básicos" como ar-condicionado digital de duas zonas, sistema start-stop, mostrador digital no quadro de instrumentos, monitoramento de pressão dos pneus e freio de estacionamento eletrônico.

Volante do esportivo reúne comandos como o seletor de modos de condução, à direita

Celso Tavares/G1

Apesar do sistema de som Bose (opcional) com 505 watts, 10 alto-falantes e subwoofer, a central multimídia não conta com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Porém, há bluetooth para chamadas e streaming de áudio, com uma complicada operação de pareamento.

Os sensores de estacionamento e a câmera de ré também são opcionais, assim como os faróis full-LED. Apesar da bela chave, que replica o formato e a cor do carro, ela não é presencial para partida do motor.

No console central, comandos de ESP, ajuste de suspensão, nível do ronco, subida/descida do aerofólio e, ao centro, de abertura/fechamento da capota

Celso Tavares/G1

Tem, mas acabou

Em janeiro deste ano, a Porsche atendeu aos pedidos dos mais puristas e passou a equipar o 718 GTS com motor 4.0 aspirado de seis cilindros com 400 cv de potência (35 a mais do que o turbo). Com o "coração" novo e câmbio manual, o modelo passa a ir de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.

A nova motorização ainda não chegou ao Brasil, o que deve acontecer até o final de 2020, assim que a versão com câmbio automático PDK for lançada.

Ainda que em um número mais limitado de unidades, o modelo também deverá ser vendido com câmbio manual por aqui.

Sobre os exemplares do 718 GTS equipados com o 2.5 turbo, a Porsche diz que todos destinados ao mercado brasileiro já foram vendidos. Mesmo assim, ele ainda aparece no site da marca.

Como é tradição entre os modelos da marca, chave repete o desenho e a cor da unidade

Celso Tavares/G1

Conclusão

Fácil de guiar, com ótimo desempenho, excelente dirigibilidade e ainda com o status de um Porsche, o 718 Boxster GTS pode até não ser o mais potente em sua faixa de preço, mas é o melhor entre eles. Além disso, ele prova que sim, um esportivo de verdade também pode ter só quatro cilindros.

Porém, se a sua intenção era a de comprar um zero quilômetro, há duas opções: buscar por um seminovo logo mais ou esperar pelo 4.0.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!