Calendario IPVA 2024

Duas terras indígenas em MT estão entre as 10 mais ameaçadas por desmatamento no país

Por Redação em 24/05/2022 às 15:05:33
Segundo o Imazon, as terras indígenas Batelão e Enawenê-Nawê do povo Kaiabi estão no ranking. Terras Indígenas de MT correm risco de desmatamento

Duas terras indígenas em Mato Grosso estão entre as dez mais ameaçadas pelo risco de desmatamento no primeiro semestre deste ano na Amazônia Legal. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon), são as terras indígenas Batelão e Enawenê-Nawê do povo Kaiabi.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

O levantamento integra o estudo Ameaça e Pressão de Desmatamento em áreas Protegidas. O relatório é feito com base em dados de alerta.

Nessas terras vivem um total de 887 indígenas em uma área de mais de 850 mil hectares.

Duas terras indígenas de Mato Grosso estão entre as 10 mais ameaçadas pelo desmatamento

Marcos Vergueiro/Secom-MT

Segundo o estudo, a terra indígena Batelão, que fica entre os municípios de Juara e Tabaporã ocupa a sétima colocação no ranking e registrou seis áreas de ameaça.

Em nono lugar está a terra indígena Enawenê-Nawê, localizada entre os municípios de Juína e Sapezal. A área registrou também seis pontos de ameaça identificados.

De acordo com o Imazon, a ameaça é a medida do risco iminente de ocorrer desmatamento no interior de uma área de preservação e que se essas terras com desmatamento ao redor não forem protegidas, a devastação pode avançar sob os territórios.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023