Calendario IPVA 2024

Em discurso no Fórum de Davos, Zelensky pede que o mundo rompa totalmente o comércio com a Rússia

Por Redação em 24/05/2022 às 07:34:54

Há uma delegação inteira de autoridade ucranianas participando do Fórum Econômico de Davos, na Suíça, mas foi por vídeoconferência que o presidente Volodymyr Zelensky discursou na abertura do evento. Ele pediu que o mundo rompa totalmente o comércio com a Rússia, se referindo ao fato de que a União Europeia tem dificuldade de cortar relações, principalmente no setor energético, dada a dependência do gás e petróleo russo. Zelensky também pediu mais armas e argumentou que se o país tivesse recebido o equipamento que solicitou em fevereiro, o resultado teria sido de milhares vidas salvas. Ele ainda propôs um protocolo preventivo para quando um país ameaçasse atacar outro, aplicando sanções já neste momento, para o que aconteceu com a Ucrânia não se repita no futuro com outros países. O discurso foi aplaudido de pé por quem estava na plateia.

Por parte do Brasil, a participação no Fórum de Davos fica a cargo dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Saúde, Marcelo Queiroga. Queiroga, inclusive, já estava na Suíça, participando da Conferência Internacional de Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e falou sobre as ações do governo brasileiro durante a pandemia da Covid-19. Esse também deverá ser o foco dele em Davos. Em uma rede social, Queiroga disse na última segunda-feira, 23, que “o governo brasileiro atuou para preservar vidas, conciliando o equilíbrio econômico e justiça social”. Em outra postagem, Queiroga publicou uma foto com o chefe do departamento federal de assuntos internos suíço, Alain Berset, com quem se encontrou na segunda-feira. “Trocamos experiências sobre ações de resposta à emergência em saúde pública provocada pela Covid-19 e também sobre a cobertura dos sistemas de saúde de nossos países”, disse o ministro.

Paulo Guedes também já começou a agenda na Suíça. Ele se reuniu na última segunda com a ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko. No encontro, o ministro reafirmou a condenação das hostilidades e o compromisso do Brasil com a retomada de negociações pacíficas. Uma publicação feita no perfil oficial do Ministério da Economia afirmou que Guedes destacou ainda o papel do Brasil como parceiro internacional, comprometido com os valores de desenvolvimento sustentável e pacífico. Além disso, reafirmou também o compromisso do país em contribuir para a segurança alimentar e energética do planeta.

*Com informações da repórter Carolina Abelin

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023