Veja o que muda na embalagem do café a partir de janeiro de 2023

Por Redação em 24/05/2022 às 07:35:01
Ministério da Agricultura comunicou que as informações sobre tipo do grão e grau de torra, que passarão a ser obrigatórios nas embalagens, serão as que mais terão impacto sobre o consumidor. Determinação está no Padrão Oficial de Classificação do Café, aprovado este mês. Novo padrão determina quais informações devem estar presentes nas embalagens de café.

Pixel2013/Pixabay/Creative Commons CC0

A vida do consumidor de café no Brasil deverá ficar um pouco menos complicada a partir do próximo ano - se não em relação ao preço, pelo menos no que se refere às informações do produto na embalagem.

A partir do dia 1º de janeiro de 2023, o novo padrão oficial de classificação do café torrado passa a vigorar em todo o território nacional.

Os novos parâmetros foram estabelecidos pela Portaria SDA 570 do Ministério da Agricultura, publicada no Diário Oficial do último dia 11.

Elaborado a partir de um trabalho conjunto entre o órgão e representantes da indústria, o documento define as exigências de classificação do produto, com os requisitos de identidade e qualidade, a amostragem, o modo de apresentação e a marcação ou rotulagem na embalagem do produto.

Informações como tipo do café e grau da torra do grão terão que constar nas embalagens.

Infografia: Luisa Blanco/g1

Com isso, informações fundamentais para o consumidor - como o tipo de grão e o grau de torra - passam a ser colocadas nas embalagens de forma mais direta e visível.

"A nova classificação vai dizer de forma direta qual tipo de café comprador está levando para casa: Robusta, Arábica ou Conilon. Ele também saberá se a torra está enquadrada em um dos tipos determinados: clara, média ou escura", explicou a coordenadora de Regulamentação da Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Karina Coelho.

Fiscalização

Ainda de acordo com o órgão, o Padrão Oficial de Classificação do Café Torrado tornará possível que o órgão fiscalizador possa verificar e controlar a qualidade, as condições higiênico-sanitárias e a identidade dos produtos de origem vegetal oferecidos aos consumidores.

SAIBA MAIS:

Cinco moedores de café;

Como escolher a cafeteira ideal.

O ministério afirma que, a rigor, o que se busca é a garantia da qualidade do café torrado para todos os tipos de cafés.

"O que ocorre atualmente é que os consumidores compram o café com base apenas na afinidade que possuem com alguma marca. Se ele ler na embalagem que um café é 'Extraforte', vai acreditar nisso porque aquele determinado fabricante faz essa afirmação. O que essa nova classificação vai fazer é oferecer critérios objetivos para que ele possa escolher", disse Karina.

O documento também contempla o café descafeinado - para ser classificado dentro dessa categoria, o grão não poderá ter um teor de cafeína superior a 0,1%.

O Ministério da Agricultura vai fiscalizar todo o processo - da fábrica aos locais de venda. Isso poderá ser feito por meio de denúncias ou nas ações de rotina.

Detritos e impurezas

Nova classificação também vai abordar o grau de pureza do café.

Pixabay

Karina afirma que, além do tipo e da torra, o novo padrão de classificação também vai se preocupar com o nível de pureza do café.

Testes de azeite

O documento limita a 1% a quantidade de matéria estranha - detritos ou impurezas - que podem estar presentes na embalagem.

Detritos são elementos que não pertencem ao cafeeiro;

Impurezas são elementos que pertencem ao próprio cafeeiro, mas não são próprios para consumo, como a casca da planta.

Segundo técnicos do ministério, já houve casos nos quais foram encontrados milho no café, o que não é permitido.

A portaria prevê a proibição de venda caso um café seja considerado impróprio para o consumo humano. Isso acontece se o produto apresentar mau estado de conservação, odor estranho, teor de impureza acima de 1% e elementos considerados diferentes na composição.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023