Calendario IPVA 2024

VÍDEO: Passagem de meteoro 'bola de fogo' de alta luminosidade é registrada em SC

Por Redação em 23/05/2022 às 16:34:16
Registro foi feto em duas estações de monitoramento de Santa Catarina. Passagem de meteoro 'bola de fogo' de alta luminosidade é registrada em SC

A passagem de um meteoro 'bola de fogo' foi registrada em estações de monitoramento de Monte Castelo, no Norte catarinense, e em Florianópolis na madrugada de domingo (22). Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o fenômeno ocorreu por volta das 4h57 e ficou visível por cerca de 3,3 segundos. A velocidade observada foi de mais de 72 mil quilômetros por hora (veja acima).

Uma terceira estação, localizada em Canitar (SP), registrou de longe a bola de fogo próxima à linha do horizonte. O fireball, nome em inglês para o meteoro, é conhecido pelo brilho intenso.

Com o cruzamento de dados entre as estações, foi possível fazer a triangulação da ocorrência. Dados iniciais da Bramon apontam que o mesmo meteoro começou a brilhar sobre o município de Guabiruba, no Vale do Itajaí, a uma altitude de cerca de 84 km. Em seguida, passou sobre Brusque, Tijucas e desapareceu a uma altitude de aproximados 52 km próximo às Ilhas do Arvoredo, já no Oceano Atlântico.

Meteoro 'bola de fogo' foi registrado na madrugada de domingo

Bramon/ Divulgação

Leia também:

Queda de meteoro 'bola de fogo' é registrada em SC por estação de monitoramento

Estação flagra mais de 300 meteoros no céu de Santa Catarina; VÍDEO

Passagem de meteoro da chuva Eta Aquáridas é flagrada por estação de SC

Com magnitude estimada em-4.9, o meteoro é considerado de alta luminosidade e foi classificado pelo grupo como esporádico. "Significa que ele não pertence a nenhuma chuva de meteoros catalogada até o momento e também não se sabe qual é o corpo parental dele", comenta Jocimar Justino, membro da Bramon, que administra a estação de Monte Castelo.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado em g1 SC

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023