Calendario IPVA 2024

Mulher que teve Covid, passou por cesariana de emergĂȘncia e fez transplante de pulmão, conta ao FantĂĄstico sua história de luta pela vida

Por Redação em 22/05/2022 às 22:44:11
No Brasil, foram feitos nove transplantes de pulmão em pacientes de Covid-19 que passaram por ECMO. Apenas três sobreviveram. Ana Raiane dos Santos está entre eles. Mulher que teve Covid, passou por cesariana de emergência e fez transplante de pulmão, conta ao Fantástico sua história de luta pela vida

Quase um ano internada, uma cesárea de emergência, 60 dias respirando com a ajuda de um pulmão artificial e, por fim, um transplante. O Fantástico conta agora a história de Ana Raiane dos Santos, uma sobrevivente da Covid-19.

Potiguar que fez transplante de pulmão e ECMO por complicações da Covid tem alta definitiva de hospital em SP: 'Presenciamos um milagre', diz médico

A potiguar de 32 anos contraiu Covid-19 quando estava no finalzinho da gravidez da filha Isabela, em maio de 2021. Ela achou que era uma gripe.

O quadro se agravou e ela começou a ter dificuldade para respirar. O filho de 13 anos percebeu, avisou a avó e, no dia 20 de maio, Ana Raiane precisou deixar sua casa já em uma ambulância.

Segundo a médica Suzelle Freitas de Moura Oliveira, Ana Raiane estava com insuficiência respiratória, oxigenação ruim e a criança entrou em sofrimento. Assim, precisou ser feita uma cesariana.

“O quadro foi piorando até chegar o momento da intubação. O equipamento estava no seu máximo e a paciente não melhorava. Muita gente olhou para mim e disse: ela vai morrer”, conta a médica.

Nesse momento, os médicos chegaram à conclusão de que a única opção seria a ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea). No processo, o sangue é retirado de uma veia do paciente, com a ajuda de uma bomba, e é levado até uma membrana, que funciona como um pulmão artificial, retirando gás carbônico e fornecendo oxigênio.

Enquanto isso, o pulmão real se recupera. Mas não havia o aparelho na rede SUS em Natal. A doutora Suzelle decidiu batalhar pelo recurso na Justiça - e conseguiu.

Ana Raiane foi transferida para um hospital privado, onde trabalha o doutor Renato Max Faria. Após mais de dois meses na ECMO, o pulmão não reagiu.

“A gente tentou não uma vez, duas vezes, três vezes tirar a ECMO. A gente tentou mais de dez vezes nesses 62 dias”, relembra ele.

Em conversa com um médico de São Paulo, especialista em ECMO do hospital Albert Einstein, eles decidiram que a solução poderia ser um transplante de pulmão. O hospital de São Paulo tem um projeto de auxílio ao SUS para procedimentos de alta complexidade.

Mortes e casos de coronavírus no Brasil e nos estados

Mortes e casos por cidade

Veja como está a vacinação no seu estado

Foi preciso mais uma ação judicial para conseguir uma UTI aérea para o transporte de Natal para São Paulo. Depois de 106 dias de internação. Ana Raiane foi acordada de madrugada. Seu pulmão havia chegado.

O transplante foi em agosto. Mas a alta ainda estava longe. Além dos músculos, Ana teve que exercitar a paciência, até dezembro.

“Quando eles disseram que eu vinha passar o Natal em casa, eu não sei de onde eu tirei lágrima pra chorar, pra agradecer”, relembra.

No Brasil, foram feitos nove transplantes de pulmão em pacientes de Covid-19 que passaram por ECMO. Apenas três sobreviveram. Ana Raiane está entre eles. Uma jornada de quase um ano, que contou com a ciência e com médicos dedicados.

Veja a reportagem completa no vídeo acima.

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no G1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023