Calendario IPVA 2024

Idosos de asilo com surto de Covid-19 seguem internados com casos leves em Guaranésia, MG

Por Redação em 13/05/2022 às 19:29:45
Segundo prefeitura, todos já estão vacinados com dose de reforço e passam bem; surto fez prefeitura voltar a obrigar escolas e Saúde a usar máscaras. Seis idosos do Lar São Vicente de Paulo, de Guaranésia (MG), tiveram que ser internados na Santa Casa da cidade após um surto de Covid-19 detectado na instituição. Segundo a prefeitura, todos estão vacinados com a dose de reforço e os casos são leves. O surto fez com que a prefeitura voltasse a obrigar escolas e instituições de saúde a voltarem a exigir o uso obrigatório das máscaras.

"Graças a Deus todos vacinados, os acima de 80 anos já tomaram até o reforço, acredito que teve essa possibilidade de ter sido mais leve por conta da vacinação", disse a enfermeira responsável, Aline dos Reis Fernandes.

Nove idosos foram socorridos no pronto-socorro da cidade. Seis deles tiveram que ser internados.

Nos últimos cinco dias, foram registrados 59 casos da doença na cidade, quase todos no asilo. O primeiro caso surgiu na quarta-feira (11). Em apenas dois dias, 47 dos cinquenta idosos da instituição testaram positivo para a doença. Sete dos 17 funcionários também contraíram o coronavírus.

Idosos de asilo com surto de Covid-19 seguem internados com casos leves em Guaranésia

Reprodução EPTV

Após o surto, o asilo voltou a tomar medidas como a suspensão das visitas.

"Aqui dentro somente os funcionários, todos de máscaras, todos equipados para poder trabalhar, visitas suspensas, infelizmente, até poder dar uma acalmada novamente, porque a gente achou que tinha acabado, mas infelizmente está aí de novo", disse a enfermeira.

Por causa do surto e da proximidade do frio, a Prefeitura de Guaranésia voltou atrás e decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras novamente em escolas e instituições de saúde.

"A nossa preocupação veio de encontro com esse surto que houve nessa casa de abrigo e diante disso, levando em consideração que nós temos mais de três mil alunos tanto na rede pública quanto na rede privada, se aglomerando dia a dia, essa decisão veio de encontro com essa necessidade e esse surto que aconteceu", disse o prefeito de Guaranésia, Laércio Cintra Nogueira.

O secretário de Saúde de Guaranésia afirma que a chegada do frio foi outro fator que pesou para a decisão.

"Causa uma maior aglomeração, o pessoal fica mais fechado na sala de aula, fica com as janelas, portas fechadas, isso traz uma maior infecção das pessoas, então para prevenir a gente resolveu voltar a usar máscaras", disse o secretário de Saúde de Guaranésia, Paulo Marcos Teixeira.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania