Calendario IPVA 2024

Assembleia de MT tira da pauta projeto que prevĂȘ fim do Parque Serra Ricardo Franco

Por Redação em 11/05/2022 às 16:26:45
Deputados vão negociar com o Ministério Público nova demarcação da Unidade de Conservação. A deputada Janaina Riva presidiu a sessão e determinou a retirada do projeto da pauta do Legislativo

JLSiqueira/ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) decidiu retirar de pauta o projeto de decreto legislativo que susta a normativa de criação do Parque Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. Os deputados estaduais fizeram reunião com o Ministério Público e devem propor uma nova demarcação para a Unidade de Conservação (UC).

Segundo a vice-presidente da Assembleia, deputada Janaina Riva (MDB), os parlamentares estão preocupados com a questão ambiental. No entanto, querem segurança jurídica para os agricultores com área no parque.

Compartilhar no WhatsApp

Compartilhar no Telegram

A deputada revelou que esteve com o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges. Segundo ela, o Ministério Público (MPE) abriu a oportunidade para fazer uma negociação, respeitando o parque e levando segurança jurídica aos agricultores que estavam no local antes da demarcação da Unidade de Conservação.

Cânio da Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade

Rafael Marques/Secom - MT

Com isso, segundo Janaina, uma nova lei será apreciada com a demarcação correta do parque. "É o interesse da Casa preservar o interesse de todos", disse a deputada.

A primeira reunião do grupo de estudos dos deputados e do Ministério Público ficou previamente agendada para esta quinta-feira (12).

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal Bosco (União Brasil), destacou que o estado determinou a criação de várias Unidades de Conservação, mas não cumpre com o que foi estabelecido da legislação de criação dos parques.

Para ele, houve um amadurecimento do Ministério Público para debater o assunto com os deputados e acredita que seja a melhor saída.

Projeto da gaveta

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso inseriu na pauta de votação desta quarta a análise do projeto, que prevê a derrubada da normativa que cria a Unidade de Conservação Serra de Ricardo Franco, com uma área de 158.620 hectares.

A proposta divide opiniões e sempre que colocado na pauta de votações é alvo de críticas na Casa de Leis e dos órgãos de proteção ambiental.

Deputado Lúdio Cabral (PT) manifestou posição contrária ao projeto

JLSiqueira/ALMT

O deputado Lúdio Cabral (PT) questiona o projeto por entender que é inconstitucional. Segundo ele, a proposta em tramitação fere o princípio do não retrocesso da legislação ambiental.

"O parque está localizado em uma posição estratégica, uma área de transição do Cerrado para Amazônia. O local também conta com a maior cachoeira de Mato Grosso, diversidade em flora e fauna", disse.

O parlamentar destacou ainda que o projeto é da legislatura passada e questionou os interesses por trás da tentativa de extinguir o parque. "Precisamos assegurar a preservação das unidades de conservação de Mato Grosso, é uma riqueza muito maior que a proporcionada pelo agronegócio", afirmou o parlamentar.

Cachoeira dos Namorados em Vila Bela da Santíssima Trindade

José Medeiros/Gcom-MT

Uma nota técnica sobre o projeto em discussão na Assembleia foi emitido pelo Observatório Socioambiental de Mato Grosso (ObservaMT). O estudo apresentou os seguintes pontos:

O próprio Legislativo constatou que o parque freou o desmatamento;

As receitas do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias (ICMS) Ecológico chegou a quase R$ 1 milhão em 2018, ou seja, a unidade de conservação gera recurso ao estado;

O estudo destacou o potencial turístico da região e possibilidade de perda de renda na cidade;

Insegurança jurídica com a ação;

Ameaça ao desequilíbrio ecológico;

Contrariedade com os compromissos assumidos pelo estado nacional e internacionalmente de proteção da biodiversidade.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania