Calendario IPVA 2024

Ministros Tarcísio de Freitas e Damares Alves se filiam ao Republicanos e devem disputar eleições

Por Redação em 28/03/2022 às 21:23:24
Ministro da Infraestrutura deve concorrer ao governo de São Paulo. Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos considera cadeira no Senado, pelo Amapá, ou na Câmara, pelo DF. Os ministros Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) se filiaram esta segunda-feira (28) ao Republicanos. Os dois devem disputar as eleições deste ano.

Ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, o Republicanos é um partido do Centrão e integra a base do governo do presidente Jair Bolsonaro no Congresso.

Entenda o que é o Centrão;

Tarcísio é uma aposta do presidente Jair Bolsonaro para o governo de São Paulo. Damares cogita uma vaga no Senado pelo estado do Amapá, ou na Câmara dos Deputados, pelo Distrito Federal.

No entanto, nesta segunda-feira (28), mais cedo, a ministra disse que ainda não sabe se irá se candidatar, mas que deixará o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos até a próxima sexta-feira (1º). Pela legislação, para concorrer a um mandato eletivo, o ministro deve deixar o cargo que ocupa até seis meses antes da eleição.

O ato de Damares e Tarcísio aconteceu em um centro de convenções em Brasília, com a presença: de Marcos Pereira (Republicanos-SP), presidente da sigla; da primeira-dama e amiga de Damares, Michelle Bolsonaro, e de congressistas do Republicanos.

No dia 16 de março, outro integrante do Executivo, o vice-presidente Hamilton Mourão, migrou do PRTB para o Republicanos. Ele pretende concorrer a uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul.

Bolsonaro

Recentemente, o presidente da legenda, o deputado Marcos Pereira, expôs um atrito da sigla com Jair Bolsonaro.

Pereira demonstrou irritação com a postura do presidente Jair Bolsonaro nas movimentações relacionadas à janela partidária, período antes das eleições em que deputados federais podem trocar de legenda sem risco de perder o mandato.

Em entrevista na Câmara, no último dia 23 de fevereiro, Marcos Pereira afirmou que Bolsonaro só estava atrapalhando as filiações ao Republicanos.

Nos bastidores, o presidente do Republicanos disse a aliados que os parlamentares bolsonaristas deveriam ser divididos entre as siglas que compõem a base governista. Na avaliação de Pereira, o PL, partido ao qual Bolsonaro se filiou, estava sendo privilegiado na distribuição.

VÍDEOS: notícias sobre política

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania