Calendario IPVA 2024

Motoristas são presos em operação da 'Lei Seca' em BH após teste do bafômetro constatar embriaguez

Por Redação em 26/03/2022 às 04:48:01
Motoristas pagaram fiança e foram liberados; serviço integrado contou com plantão digital da Polícia Civil pela primeira vez. Agentes da PMRv atuaram em operação integrada de fiscalização da Lei Seca em BH

Reprodução/TV Globo

Dois motoristas acabaram presos após serem flagrados pelo teste do bafômetro, durante uma fiscalização da Lei Seca, na MGC-356, na altura do bairro Santa Lúcia, em Belo Horizonte. A operação começou na noite desta sexta-feira (25).

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, eles estavam com sinais de embriaguez. O resultado do teste comprovou o teor alcoólico igual ou superior a 0,3mg/L.

Nos dois casos, os motoristas pagaram fiança e foram liberados.

Sobe número de infrações de trânsito com motoristas embriagados em Minas Gerais

A operação iniciada nesta sexta-feira contou com uma estrutura diferenciada. Pela primeira vez, uma delegacia da Polícia Civil foi deslocada até o ponto de fiscalização para encerrar as ocorrências.

De acordo com Bernardo Naves, superintendente na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), essa integração é importante para os motoristas e para as autoridades.

“Nós conseguimos dar andamento mais célere para as ocorrências que resultam em prisões. Isso significa que o cidadão que, por ventura, for conduzido e puder pagar uma fiança, vai ficar menos tempo custodiado. E as equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal que trouxerem o cidadão conduzido não ficam imobilizadas acompanhando o atendimento”, explicou.

Fiscalização

Antes mesmo de contar com toda essa estrutura, equipes que estão à frente das fiscalizações também têm o apoio da tecnologia. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv), por exemplo, atua com um novo instrumento capaz de fazer a leitura do teor alcoólico ingerido pelo motorista. Ele é utilizado em uma espécie de triagem.

“No etilômetro passivo, a pessoa não precisa encostar a boca, somente fazer o sopro. Ele detecta se a pessoa dirigiu após ter ingerido a bebida alcoólica ou não”, explicou o Tenente Muniz, da PMRv.

Mortes

Em Belo Horizonte, pelo menos duas pessoas morreram e outras ficaram feridas em acidentes envolvendo motoristas que apresentavam sintomas de embriaguez.

Veja mais:

Empresário em carro de luxo e com suspeita de embriaguez bate em veículos em região nobre de BH; FOTOS

Mulher morre atropelada por motorista com suspeita de embriaguez em BH

Motorista de BMW é preso por suspeita de matar mulher atropelada, fugir do local e comunicar falso crime em BH

Carro ficou destruído após atingir pedestre na calçada da rua Jacuí em BH

Redes Sociais

No dia 15 de fevereiro, uma mulher foi atingida por um motorista embriagado na Rua Jacuí, na Região Nordeste da capital. Eliane Campos, de 56 anos, estava na calçada, quando o empresário Leandro Coelho de Matos bateu o carro e atingiu a vítima.

Mulher morre após ser arremessada e atropelada por BMW

Reprodução

No dia 28 de fevereiro, Cássia Gomes Chaves morreu atropelada na avenida Raja Gabaglia, na altura do bairro Santa Lúcia, também na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ela foi atingida pelo carro dirigido Daniel Boczar Leão.

Segundo a polícia, Daniel estava com a carteira de habilitação vencida há mais de 30 dias. Apresentava sinais de embriaguez e fugiu do local do acidente sem prestar socorro.

Com o impacto, a Porsche perdeu uma roda dianteira

Carlos Eduardo Alvim/TV Globo

No último sábado (19), Moacir Carvalho de Oliveira Filho, de 72 anos, dirigia um carro de luxo e perdeu o controle da direção, atingindo outros nove veículos. O acidente ocorreu no bairro Cidade Jardim, na Região Centro-Sul da capital.

De acordo com a Polícia Militar (PM), além de bater nos carros, o idoso atropelou uma pessoa, que foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele ainda agrediu uma mulher, proprietária de um dos veículos atingidos, e também fez ameaças aos policiais e à população.

Segundo a Polícia Civil, Moacir foi preso por dirigir sob influência de álcool, lesão corporal, ameaça, lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, desacato e vias de fato.

Por volta das 3h40 deste sábado, a reportagem do g1 entrou em contato com a Sejusp e aguarda retorno com o balanço da operação.

Os vídeos mais vistos do g1 Minas nos últimos dias:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania