Calendario IPVA 2024

Ministério da Saúde não autoriza 4° dose contra Covid para pessoas que já completaram esquema vacinal em MT, diz secretário

Por Redação em 14/02/2022 às 18:26:35
De acordo com o secretário de saúde Gilberto Figueiredo, a quarta dose é recomendada apenas para imunossuprimidos. O secretário de saúde Gilberto Figueiredo disse que o Ministério da Saúde não autorizou a aplicação da quarta dose para pessoas que já completaram o esquema vacinal

Christiano Antonucci - Secom - MT

O Ministério da Saúde não autorizou a aplicação da quarta dose para pessoas que já completaram o esquema vacinal em Mato Grosso. De acordo com o secretário de saúde Gilberto Figueiredo, a quarta dose é recomendada apenas para imunossuprimidos e não há uma orientação para a aplicação em outros grupos.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) havia anunciado a ampliação do plano de vacinação com a quarta dose para públicos especiais, mas o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica não recomendando a aplicação, segundo o secretário.

"Anunciamos na semana passada a ampliação da vacinação com quatro doses para públicos especiais e infelizmente recebemos uma nota técnica do Ministério da Saúde inviabilizando essa decisão, recomendando não ampliar a quarta dose. Além dos imunossuprimidos, nós não podemos abrir para outros públicos", contou.

Atualmente o estado possui um estoque de 600 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Christiano Antonucci | SecomMT

Com isso, atualmente o estado possui um estoque de 600 mil doses de vacinas contra a Covid-19 na Central da Secretaria de Saúde.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

De acordo com Gilberto Figueiredo, caso o Ministério da Saúde autorizasse a quarta dose para outros grupos prioritários, os lotes que estão no estoque seriam destinados para esses públicos.

"A vacina que está estocada seria utilizada na quarta dose. A intenção era essa para diminuir o estoque e disponibilizar para as pessoas que podem já reforçar com a quarta dose, mas isso requer decisões técnicas e nós não temos autoridade para criar um plano de imunização que não seja coerente com do Ministério da Saúde", contou.

LEIA TAMBÉM

Sintomas da ômicron: saiba quais são os principais sinais

Casos brandos de Covid pela ômicron são resultado das vacinas, dizem especialistas

Covid-19: Pfizer e BioNTech iniciam estudos clínicos de vacina contra variante ômicron

Das 600 mil doses guardadas, há imunizantes para adultos e crianças.

"Infelizmente essa epidemia de negacionismo que existe hoje tem dificultado as ações e as estratégias de vacinação, mas efetivamente na população infantil por causa da resistência para levar as crianças aos postos de vacinação. Além disso, nós temos mais de 800 mil adultos elegíveis para tomar a dose de reforço e não compareceram", disse o secretário.

Ômicron

A variante Ômicron foi responsável por 90% das infecções por Covid-19 no mês de janeiro em Mato Grosso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Laboratório Central do Estado (Lacen).

Foram feitas análises em 95 amostras, sendo 48 enviadas pelo Lacen e 47 testes positivos provenientes de pessoas assintomáticas que estavam vacinadas, segundo o coordenador da pesquisa, Luiz Carlos Júnior Alcântara.

Em dezembro de 2021, o estudo mostrou a prevalência de 75% da variante Delta e de 25% da variante Ômicron.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023