Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral

Plano de vacinação contra a gripe muda no RJ: idosos e profissionais de saúde são prioridade



Pasta comunicou que a imunização ocorrerá por faixas etárias e começa a valer nesta quarta-feira (25). Todos os 92 municípios fluminenses devem seguir a orientação. RJ organiza vacinação contra gripe por faixa etária a partir de quarta (25)

A Secretaria estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro decidiu mudar a estratégia de vacinação contra a gripe. O público-alvo passou a ser idosos e profissionais da saúde.

A pasta também comunicou que a imunização ocorrerá por faixas etárias e começa a valer nesta quarta-feira (25). Todos os 92 municípios fluminenses devem seguir a orientação.

A secretaria acrescentou que "a competência de entrega de vacinas aos estados é do Ministério da Saúde" e aos estados cabe distribuir o material aos municípios.

Veja o calendário por faixa etária e datas:

Entre 25 e 28 de março – 80 anos ou mais;

Entre 30 de março e 3 de abril – 70 e 79 anos;

Entre 6 a 14 de abril – 60 e 69 anos.

A partir do dia 15 de abril, a imunização voltará a ser feita em todos os cidadãos com 60 anos ou mais.

'Corrida desenfreada' e prevenção

O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, explicou que as mudanças ocorreram porque houve uma "corrida desenfreada" aos postos de saúde.

"Por causa do coronavírus, houve uma corrida desenfreada aos postos de saúde. Essa adaptação foi motivada para preservar a população, que não deve se aglomerar enquanto espera para ser vacinada", explicou o secretário.

Secretaria muda estratégia de vacinação contra a gripe

Mauricio Bazilio/SES

O médico sanitarista da SES Alexandre Chieppe afirmou que devem ser estabelecidos, nos locais de vacinação, espaços por grupos específicos, para evitar o contato das pessoas – com o objetivo de prevenir a disseminação do novo coronavírus.

"Deve-se sempre priorizar locais abertos e arejados. E, se ocorrer formação de filas, o profissional de saúde deve orientar as pessoas que seja respeitada uma distância mínima de 1,5m entre elas", disse Chieppe.

A vacina, informou a pasta, é composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

121 casos estado

Em 2020, de acordo com dados da da secretaria o Estado do Rio de Janeiro registrou 121 casos de influenza/SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e 3 casos de H1N1, sem registro de óbito.

No ano passado, foram 2.432 casos de influenza/SRAG e 168 casos de H1N1, com 62 óbitos.

A doença

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Provoca febre, tosse, coriza, dores de cabeça e garganta e pode matar.

Sintomas

Começa com febre, dor no corpo, e tosse seca. Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave, podendo levar a óbito.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!