Calendario IPVA 2024

MT tem aumento de 18,5% no faturamento com exportações em 2021 e setor diz estar otimista para este ano

Por Redação em 31/01/2022 às 15:00:41
Destaque nas vendas foi para a produção de óleo, farelo de soja, carne bovina e madeira nativa. A indústria de biocombustível trouxe grandres investimentos para Mato Grosso

Mato Grosso teve um aumento de 18,5% no faturamento com as exportações realizadas em 2021, se comparado com 2020, e é considerado um dos estados que mais exportam no país. Uma das expectativas para este ano é que as vendas ao exterior sejam ampliadas e haja mais diversificação na oferta de produtos, segundo avalia o setor de indústria.

A valorização do milho, da soja e do algodão no mercado internacional fez com que Mato Grosso terminasse o ano passado com uma receita de US$ 21,500 bilhões em exportações.

As indústrias do estado aumentaram a contribuição. O faturamento delas com vendas para fora do país subiu 18,5%, dando destaque para a produção de óleo, farelo de soja, carne bovina e madeira nativa.

Em 2022, as vendas das indústrias para o exterior devem crescer ainda mais, segundo o supervisor Centro Integrado de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Antônio Lorenzzi.

"Analisando o histórico, a gente tem a expectativa de que continue o crescimento, principalmente da receita. Eu acredito que com o avanço da vacinação e os números da pandemia melhorando, como se espera até o final deste ano, a gente pode ter um aumento do volume e um crescimento na faixa de 15, 20 e 30 por cento nessas operações de exportações", disse.

O faturamento em uma moeda mais forte que o real fortalece o caixa das empresas.

Uma fábrica de pães e biscoitos teve que interromper as exportações no ano passado por causa da pandemia. Mas, neste ano, quer que pelo menos 5% de tudo que é produzido aqui seja vendido para a América Latina e China.

Segundo o gerente de operação logística da empresa, Maurício Moreira, o sentimento é de otimismo para a retomada das exportações neste ano.

"É uma segunda alavancada da empresa no mercado internacional, uma vez que você fique bem visível lá fora e os valores começam a aumentar, a tendência natural é que você precise gerar também mais vagas de emprego para compensar a demanda", disse.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania