Calendario IPVA 2024

Técnica de enfermagem que se veste de Minnie para imunizar crianças perdeu irmão para a Covid: 'Não deu tempo de vaciná-lo'

Por Redação em 22/01/2022 às 11:42:17
Claudete Alves contou que as crianças ficam mais confortáveis ao vê-la com a fantasia. O irmão morreu em março do ano passado sem ter tido a chance de se vacinar contra a doença. Claudete usou fantasia da Minnie no primeiro dia de vacinação em Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá

A técnica de enfermagem Claudete Alves, de 38 anos, chama a atenção durante a vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19, em Cuiabá, que começou na quinta-feira (20), ao trabalhar usando uma fantasia da Minnie. A ideia é deixá-los mais confortáveis.

Claudete trabalha na vacinação contra a Covid desde o início da campanha, no ano passado. Ela disse que a cada aplicação, lembra e sente a perda do irmão devido à infecção pelo novo coronavírus. A morte dele, em março do ano passado, poderia ter sido evitada se tivesse sido vacinado.

“Perdi meu irmão para a Covid. Não deu tempo de vaciná-lo. Mas tive a honra de vacinar os meus pais trabalhando nessa equipe de profissionais”, contou.

Quando o irmão dela morreu, apenas profissionais da saúde e pessoas de grupos de risco e outros grupos prioritários estavam sendo imunizados.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Foi Claudete quem vacinou a primeira criança na capital, na quinta-feira (20). Miguel Vieira Monteiro, de 9 anos, tem nefropatia crônica e possui apenas um dos rins.

Primeira criança vacinada contra a Covid em Cuiabá tem apenas um dos rins

Para conquistar a confiança das crianças e tranquilizá-las, Claudete pretende continuar se fantasiando com um figurino diferente a cada dia.

Miguel, de 9 anos, foi a primeira criança vacinada em Cuiabá

Reprodução

Ao g1, Claudete contou a emoção que sentiu ao aplicar a primeira dose de vacina pediátrica na primeira criança a ser imunizada na capital.

“Foi um momento único. A fantasia da Minnie chamou bastante atenção até porque na cabecinha delas (crianças) é algo diferenciado. As crianças têm receio quando nos veem vestidas de branco”, disse.

Ela avalia que trabalhar fantasiada deixa as crianças mais tranquilas

Prefeitura de Cuiabá

Trabalhar fantasiada, seja de qual personagem for, traz leveza ao trabalho, já que muitas crianças também sentem medo de agulha. “Eu senti que as crianças ficaram mais seguras e sem medo”.

Ela também revelou que não dormiu direito na véspera da aplicação da primeira vacina infantil na cidade, devido à ansiedade e expectativa.

“Eu estava aflita quando recebi o convite para me vestir de Minnie. Mas amei a ideia. Fiquei nervosa, mas na hora superei a expectativa porque antes da vacinação eu não dormi direito. Estava ansiosa para que amanhecesse o dia logo”, disse.

Vacinação infantil

Em Cuiabá, 60.659 crianças devem ser vacinadas, segundo dados do Ministério da Saúde. Conforme o cronograma do governo federal, crianças com morbidades ou com deficiência permanente devem ser as primeiras imunizadas, seguidas pelas quilombolas.

Depois, as crianças que vivem em local com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19, como: lares com pessoas com HIV positivo, pacientes oncológicos, pacientes que realizam hemodiálise rotineiramente e pessoas imunossuprimidas.

A prioridade na fila de imunização são crianças com comorbidades ou com deficiência permanente. Em seguida, vem as crianças dos quilombos e aquelas que convivem com pessoas do grupo de alto risco.

O cadastro para a vacinação infantil foi aberto nesta segunda-feira (17), no site da prefeitura da capital.

Podem se vacinar crianças que tenham até 11 anos completos (nascidas entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2011).

Conforme anunciado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a partir da próxima semana, com a chegada de novas doses, os polos de vacinação que irão aplicar as doses são a Unic Beira Rio e os postos de Unidade de Saúde da Família (USF) dos bairros Paiaguás, Quilombo, Pedra 90 Ie II e Parque Cuiabá.

Na zona rural, a vacina estará disponível na USF do Distrito de Nossa Senhora da Guia e do Programa Amor I e Amor II.

Já as crianças acamadas serão atendidas por uma equipe do Consultório na Rua.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023