Calendario IPVA 2024

Animais para adoção procuram novas famílias em Brasília

Por Redação em 16/01/2022 às 08:33:28

A gatinha Kiara é a protagonista de uma história curiosa. Ela chegou em março de 2021 na Zoonoses. Fugiu, engravidou e teve os filhotinhos no capô de um dos carros da Vigilância Sanitária. Foi resgatada novamente e recebeu o tratamento necessário. Agora, os quatro filhotinhos de Kiara foram adotados e ela ficou.

O cachorrinho Vini tem pelugem marrom, porte médio, e também está em busca de um dono que se dedique a mostrar carinho.

Por causa dos maltratos, Vini demonstra um comportamento retraído, mas que pode ser redefinido por alguém que lhe dê segurança e amor.

Franjinha, por sua vez, também foi de uma pessoa acumuladora. É um gato adulto, amarelo, peludo e um pouco inseguro.

Gosta de tirar longos cochilos e, com um pouco de paciência e dedicação, logo se acostuma com o toque humano.

Como adotar

Chianca explica que os critérios da zoonoses para adoção são bastante objetivos. "A pessoa precisa ser maior de idade e ter comprovante de residência. Cumprindo esses critérios, ela vai assinar um termo de responsabilidade, no qual se conscientiza que precisa tratar bem esses animais e que, a partir daquele momento, passará a ser responsável pela guarda deles."

Para levar um pet para casa, é necessário dirigir-se à Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), portando documento de identificação e levando coleira, no caso de adoção de cães, ou caixa de transporte, para gatos.

Bons cuidados

Quem pretende adotar um animal deve levar em conta que, se o bichinho vai dormir ou viver em ambiente externo, é importante que ele tenha uma área onde possa se refugiar do sol, da chuva, do vento, do calor e do frio.

O local de descanso, fora ou dentro da casa, deve ser confortável e limpo. Casas devem ser cercadas e protegidas para impedir a fuga do animal. Em apartamentos, as janelas devem ser teladas para evitar quedas, fugas e acidentes.

A Dival fica no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), lote 4, Estrada do Contorno Bosque, Noroeste. O horário de visitação é das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Ouça na Radioagência Nacional

Aplicativo ajuda animais de estimação a encontrar novos donos

Acompanhe essa e outras notícias na Radioagência Nacional

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), informou à Agência Brasil que, atualmente, tem 307 animais disponíveis para adoção: 166 cães, 116 gatos, 8 cavalos, 2 porcos e 15 coelhos. Dentre estes, 50 são considerados idosos.

É possível conhecer e acessar a história de cada um dos animais online.

Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01.

Para a adoção dos animais é necessário apresentar a documentação do tutor (RG e CPF), além de comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e o pagamento de taxa pública de R$ 29,30.

O processo de adoção prevê entrevista para avaliação do perfil do interessado e pode incluir vistoria prévia no imóvel. Também está previsto o acompanhamento posterior à adoção.

O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos está localizado na Rua Santa Eulália, 86, Santana. O horário de atendimento para adoções é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 15h, aos sábados. Informações adicionais podem ser obtidas pelo número (11) 2974-7892.

Um lar também para os idosos

O cartão Cuida Bem Idoso é um Programa de incentivo à adoção de cães e gatos idosos que estão alojados no Centro Municipal de Adoção, em São Paulo. Boa parte dos animais são portadores de doenças crônicas e todos com uma bagagem triste de abandono e maus tratos. São considerados idosos cães e gatos com idade a partir de oito anos.

Quem adotar um cão ou gato idoso no Centro Municipal de Adoção receberá o cartão Cuida Bem Idoso que permitirá atendimento prioritário e vitalício desse animal em qualquer uma das unidades dos Hospitais Veterinários Públicos da capital.

Direitos animais

Apesar de considerados crimes, a violência física e o abandono de animais domésticos ainda são praticados em grandes proporções. É disso que trata o episódio Sobre animais e direitos, do programa Caminhos da Reportagem.

Saiba mais no Caminhos da Reportagem:

Fonte: EBC

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023