Calendario IPVA 2024

Covid-19: Campinas imuniza 29,8 mil moradores no primeiro 'Dia D' de dose de reforço

Por Redação em 15/01/2022 às 19:02:52
Ação aconteceu entre 8h e 17h deste sábado (15), em 58 Centros de Saúde (CSs) e no Centro de Referência à Saúde do Idoso (CRI). Estimativa é de mil profissionais mobilizados. Moradora recebe dose da vacina contra Covid-19

Eduardo Lopes

Campinas (SP) imunizou 29.839 moradores no primeiro "Dia D" de dose de reforço, realizado neste sábado (15). A ação ocorreu das 8h às 17h, em 58 Centros de Saúde (CSs) e no Centro de Referência à Saúde do Idoso (CRI).

Do total de aplicações feitas, conforme o balanço da Secretaria de Saúde, 28.515 foram doses adicionais, 1.233 segundas ou únicas e 91 primeiras.

A expectativa da administração municipal era atingir 35,4 mil habitantes da metrópole - número total de cadastros que foram disponibilizados. Até 12h, um balanço parcial apontava que 1.472 vagas ainda estavam disponíveis. O agendamento ficou aberto ao longo de todo o dia.

A dose adicional é importante porque reforça a proteção contra todas as variantes do novo coronavírus, inclusive a ômicron, que tem transmissibilidade maior e vem causando a superlotação de hospitais.

LEIA TAMBÉM:

Campinas publica decreto que reduz ocupação de grandes eventos para 50%

Campinas pede que pacientes com sintomas respiratórios leves fiquem em casa

Agendamento aberto

Conforme a Secretaria de Saúde, todas as pessoas a partir de 18 anos que tiverem recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses podem agendar a dose adicional, já que há vagas disponíveis. O número exato, porém, não foi informado.

No caso de imunossuprimidos graves, é preciso ter completado a imunização há 28 dias. Se a pessoa foi vacinada com a Janssen, o intervalo entre a dose única e a dose adicional é de dois meses.

O agendamento pode ser feito por meio do site ou pelo telefone 160. Pessoas que tiverem dificuldade devem procurar o Centro de Saúde mais próximo da sua residência.

Vacinação infantil

Havia a expectativa da vacinação de crianças de 5 a 11 anos começar junto com o Dia D da dose de reforço, desde que o lote de imunizantes chegasse em tempo hábil. No entanto, a remessa foi enviada pelo governo do estado na tarde de sexta, e o início da aplicação ficou para semana que vem.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, crianças com comorbidades (doenças pré-existentes), deficiência permanente, além de indígenas e quilombolas formam o primeiro grupo contemplado.

Os documentos necessários para agendamento serão disponibilizados a partir das 15h de segunda-feira (17), no site da campanha de imunização.

VÍDEOS: os destaques de Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania