Calendario IPVA 2024

VÍDEO: Paciente deita no chão e chora de dor na porta de posto de saúde à espera de atendimento em Cuiabá

Por Redação em 07/01/2022 às 14:14:51
Secretaria de Saúde disse que a equipe estava em horário de almoço e, por isso, não poderia fazer o atendimento. O funcionário de outro setor chamou uma ambulância para levar o paciente para outra unidade de saúde. Paciente chora enquanto espera por atendimento em posto de saúde

Um vídeo que passou a circulas nas redes sociais nesta semana mostra um paciente deitado no chão, chorando de dor, enquanto espera por atendimento na Unidade Básica de Saúde no Bairro Canjica/Terra Nova, em Cuiabá.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que os profissionais de saúde do local estavam em horário de almoço, que é das 11h às 13h, no momento em que o paciente procurou atendimento. Segundo a secretaria, naquele momento, estavam trabalhando apenas o vigilante, o agente administrativo e o auxiliar de serviços, que não são capacitados para atendimento de saúde.

“Os mesmos informaram ao paciente e acompanhante que não havia nenhum profissional especializado para prestar o socorro e orientaram aguardar o retorno dos servidores do horário de almoço ou buscar uma Unidade de Pronto Atendimento, que funciona 24 horas”, explica.

Paciente deita no chão à espera de atendimento em posto de saúde

Reprodução

De acordo com a secretaria, o paciente optou por esperar e, após alguns minutos, teve uma crise de choro e deitou-se no piso em frente à porta de entrada da unidade.

No momento, havia pouco mais de 10 pessoas aguardando a reabertura da unidade. Desses, dois pacientes pressionaram os funcionários para abrir a unidade e atender o rapaz que estava ao chão.

O SMS informou que um dos funcionários, que não é qualificado na saúde, se prontificou e chamou a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para socorrer o paciente.

A equipe do Samu chegou no posto de saúde por das 13h, momento da reabertura da unidade e chegada de uma enfermeira e médicos das equipes do Canjica/Terra Nova.

Ainda segundo a secretaria, por sentir fortes dores, o paciente foi levado pelo Samu para outra unidade de saúde da capital.

“A SMS destaca que as unidades básicas de saúde são voltadas para atendimentos de rotina e casos leves de doenças e orienta que, em casos mais graves e urgentes, os usuários busquem as UPAs e Policlínicas”, orienta.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023