No total, 9,8 mil consumidores procuraram a unidade de forma presencial e online. Unidade do Procon em São Carlos
Procon/Divulgação
76,7% das reclamações feitas na unidade do Procon, em São Carlos (SP), ao longo do ano de 2021 foram solucionadas pelo órgão, segundo um levantamento divulgado pela prefeitura, na quarta-feira (29). No total, 9,8 mil consumidores procuraram a unidade de forma presencial e online. (veja abaixo como registrar reclamação).
Do total de atendimentos, 14,97% estão em processo administrativo, 7,35% estão com retorno pendente e 0,96% foram cancelados.
Juliana Cortes, diretora do Procon em São Carlos
Divulgação
Durante o ano, 150 estabelecimentos foram fiscalizados pelo Procon, sendo que 35 autuações foram elaboradas.
Das principais irregularidades encontradas, o órgão destaca:
29% foram por denúncia de desobediência
23% por aumento abusivo
20% por práticas abusivas
8% por validade de produtos ou descrições ilegíveis.
Ranking de reclamações
O levantamento aponta que o grupo Claro/Net/Embratel/Nextel/América Móvil, liderou o ranking das dez empresas com mais reclamações junto ao órgão no acumulado de 2021, com 83,33% dos casos resolvidos.
Confira o ranking abaixo:
Claro/Embratel/Nextel/América Móvil
Bradesco
Itaú
Caixa Econômica Federal
C6 Bank/Banco Ficsa
Santander
Vivo/Telefonica/GVT
Mercado Livre/Mercado Pago
Banco Pan
Casas Pernambucanas
Como reclamar
O Procon de São Carlos funciona na Rua Rui Barbosa, 1.190, no Centro. Para atendimento presencial é necessário fazer o agendamento no site. Também é possível fazer a reclamação online.
Procon de São Carlos tem canal online para receber denúncias e reclamações
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